Especial: Especialistas da Escola de Administração Penitenciária discutem segurança

Objetivo é integrar equipes técnicas de reabilitação com profissionais da área de segurança e disciplina

seg, 19/08/2002 - 10h37 | Do Portal do Governo

A Escola de Administração Penitenciária (EAP) realiza nos dias 23 e 30 deste mês e 20 de setembro o Encontro de Diretores de Reabilitação e de Segurança e Disciplina. O evento será organizado pelo Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos da escola, com a colaboração dos núcleos da capital e do interior. O objetivo é integrar as equipes técnicas de reabilitação com os profissionais da área de segurança e disciplina, nas funções para a recuperação dos internos.

Especialmente dirigido aos diretores de reabilitação e de segurança e disciplina, o encontro contará com a presença do ouvidor da Secretaria da Administração Penitenciária e o assistente de Planejamento e Controle da EAP, que proferirão palestras sobre os temas Relações Humanas nas Prisões e suas Contradições e Aspectos Técnicos da Integração entre as Equipes de Reabilitação e de Segurança e Disciplina.

O encontro será realziado no auditório da EAP, à Av. General Ataliba Leonel, 656 – Carandiru, Capital, das 9 às 18h30. Os participantes serão divididos em três turmas e só receberão seus certificados mediante 100% de freqüência. A carga horária será de 8 horas/aula. Comunicado oficial sobre o assunto foi publicado na edição deste sábado, dia 17, do Diário Oficial.

A Escola de Administração Penitenciária, há mais de 20 anos, oferece aos funcionários públicos do sistema oportunidades de educação permanente no campo da administração penitenciária. Além dos cursos de formação profissional de Agentes de Segurança, a EAP tem compromisso com todo corpo técnico da pasta e de suas unidades prisionais, bem como com os servidores administrativos no sentido de proporcionar meios de conhecimento e atualização profissional nas ciências criminológicas e penitenciárias.

No sentido de viabilizar as finalidades de ensino, a EAP tem adotado uma metodologia na qual são utilizados recursos variados, como bibliografia atualizada, jogos, vídeos, estudos de casos e exercícios. Para atender às metas de sua programação, a escola conta com dois Centros Técnicos, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Agente de Segurança Penitenciária (Cfassp) e o Centro de Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (Cecad-RH), cujos profissionais ao longo dos últimos anos têm somado vasta experiência de ensino, pesquisa e consultoria.

O Centro de Formação e Capacitação Técnica gerencia os cursos, treinamentos e reciclagens para os funcionários do sistema penitenciário. Com a utilização de modelos educacionais atualizados, desenvolve desde reciclagens nas áreas de Apoio Operacional até Curso de Formação para Dirigentes.

O processo de educação contínua é o principal ingrediente para provocar mudanças comportamentais positivas e, conseqüentemente, melhores resultados e desempenho. A meta é vencer os desafios impostos pelo universo penitenciário e cumprir os objetivos da Lei de Execução Penal, procurando investir em quem reeduca para devolver o sentenciado à sociedade em condições de iniciar uma nova vida.

Márcia Bitencourt – Da Agência Imprensa Oficial