Especial: Escolas públicas vão diplomar alunos do supletivo

Resolução publicada no Diário Oficial do Estado concede maior autonomia às instituições de ensino

ter, 03/09/2002 - 10h20 | Do Portal do Governo

A partir desta terça-feira, dia 3, cerca de 170 mil estudantes do supletivo poderão obter os certificados de conclusão do ensino fundamental e médio na própria escola pública em que estão matriculados. O objetivo da Secretaria da Educação é facilitar o ingresso no mercado de trabalho de jovens e adultos excluídos pela falta de diploma.

A resolução 147, publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado concede maior autonomia aos 20 Centros de Educação Supletiva do Estado (CEES) e às mais de 500 escolas que oferecem teleaulas à população. A medida altera a situação anterior, em que os alunos matriculados a partir de abril de 2001 eram obrigados a fazer suas avaliações em outros centros credenciados, como o Sesi-Senai, Bradesco e o Enem.

O curso supletivo tem duração máxima de dois anos para o ensino fundamental e um ano e meio para o nível médio. Nesse período, o estudante é submetido a avaliações parciais, até estar apto a prestar o exame de conclusão final.

Com o objetivo de reforçar a auto-estima do grupo, o aluno é sempre incentivado à freqüentar a escola, onde conta com uma equipe permanente de professores para discutir as aulas e esclarecer dúvidas. Na eventualidade de não poder comparecer às teleaulas, o aluno pode se apresentar na escola apenas para fazer os exames.

Inscrição

As matrículas, em uma das 1.300 telessalas, estão abertas nos Centros de Educação Supletiva do Estado (CEES). Dos 20 Centros de Educação Supletiva, um está na capital , outro na Região Metropolitana e mais 18 no interior. Na rede pública estadual, as escolas aceitarão inscrições a partir de janeiro de 2003.

Da Agência Imprensa Oficial