Especial do D.O.: Zona Leste de São Paulo recebe o novo campus da USP em 2004

Nova unidade vai oferecer mil vagas na área de Humanas e terá vestibular próprio

seg, 03/02/2003 - 10h16 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) criará novo campus na Zona Leste de São Paulo no próximo ano. Serão abertas mil vagas, diurno e noturno, para 16 cursos novos, com duração de quatro anos. Entre eles, Moda, Arqueologia e Ciências Ambientais. A unidade denominada Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) está dividida em quatro blocos formativos e terá processo seletivo próprio.

As habilitações constituem sugestões e podem sofrer alterações. Não há ainda detalhes sobre as estruturas curriculares. A proposta é evitar a duplicação de cursos de graduação existentes na USP e atender à emergência de novas profissões e ocupações.

Ciclo Básico

O projeto previsto para a unidade deverá contemplar uma nova visão de universidade. A começar pelo vestibular, que irá se pautar pela aptidão em desenvolver a capacidade de apreensão, compreensão e indagação da habilitação escolhida. A outra novidade é que todos os alunos vão passar por um ciclo básico para que tenham contatos com os diferentes campos do conhecimento e possam ter formação acadêmica sólida e ampla. Só depois seguem a profissão escolhida.

Outro diferencial é que o novo câmpus terá uma política de bolsas, auxílio-transporte, moradia e alimentação, iniciativas preventivas de evasão escolar.

O campus leste da USP terá equipamentos modernos e laboratórios para as atividades acadêmicas, científicas e artísticas. Foi selecionada essa região em resposta a antiga reivindicação dos moradores que não dispunham de instituições de ensino superior gratuito e por abrigar quase oito milhões de habitantes, explica o reitor da USP, Adolpho José Melfi.

O local está em fase de estudo, mas deverá ser em terreno vasto e contínuo que permita ampliações futuras. Os mais cotados são o Parque do Carmo e o Parque Ecológico do Tietê.

De arqueólogo a promotor cultural

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) está dividida assim:

Bloco 1
Arquitetura Paisagística
Arquitetura de Interiores
Arqueologia
Ciências Ambientais
Turismo

Bloco 2
Marketing/pesquisa de mercado/pesquisa de opinião
Promotor cultural (promoter)
Serviço Social
Psicologia (concentração em RH)

Bloco 3
Políticas Públicas
Cooperativismo (co-gestão)
Ciências Atuariais

Bloco 4
Formação de Professores
Música (concentração em música popular)
Esportes
Moda

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial