Especial do D.O.: USP São Carlos firma intercâmbio com a França

Alunos e professores poderão enriquecer a cultura e experiências profissionais

sex, 08/11/2002 - 11h10 | Do Portal do Governo

Alunos e professores de arquitetura da USP poderão ampliar a cultura e experiências profissionais, por meio de intercâmbio com escola francesa. Convênio entre a École d’Architecture de Grenoble (EAG) e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) está publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, na página 31, Seção I, Poder Executivo.

O projeto, destinado a docentes, graduandos e alunos do pós, em São Carlos, tem por objetivo promover a cooperação acadêmica, pesquisa e extensão. Com duração de 5 anos, participantes brasileiros vão acolher estudantes e educadores franceses e vice-versa, com realização de seminários e conferências. As disciplinas incluem aulas práticas e teóricas.

Despesas com alimentação, viagem, alojamento ficam por conta própria. O convênio possibilita ensino gratuito e reconhecimento de todas as disciplinas cursadas no exterior. A coordenadora do projeto, professora Anja Pratschke, da USP/São Carlos, empenha-se em divulgar o intercâmbio a todos os alunos da universidade. ‘A instituição francesa é uma das melhores escolas de arquitetura do país.’

Pólo de tecnologia

A EAG é uma das 22 escolas de arquitetura francesas, estabelecimento público sob a responsabilidade do Ministério da Cultura e da Comunicação do país. Situada no sudeste da França, na cidade de Grenoble – assim como São Carlos – é conhecida como pólo tecnológico. Abriga importante comunidade universitária, institutos e empresas, com excelência em pesquisa e desenvolvimento. Costuma receber estudantes, professores e pesquisadores do mundo inteiro, para troca de conhecimentos.

A instituição tem como objetivo principal formar profissionais conscientes da complexidade que permeia a arquitetura e a construção. Os cursos visam a desenvolver espírito crítico e construtivo, indispensáveis na área. Durante a graduação se especializam em projeto urbano, ambientes arquiteturais e construção, estudos de sistemas, história da arquitetura e da cidade, design de produtos e construção com terra. As outras 21 escolas vinculadas também oferecem cursos de especialização (mestrado e doutorado).

Com quatro grandes laboratórios e grupos de pesquisa, a EAG tornou-se pioneira no setor. Tem tradição de colaborar com estabelecimentos de ensino de várias partes do mundo e formar estudantes, pesquisadores e professores visitantes.

O edifício da EAG, projeto do arquiteto modernista Roland Simounet, oferece infra-estrutura e ambiente de trabalho adequados, com salas de aula, ateliês e laboratórios de apoio e de pesquisas, além de ampla biblioteca, áreas de computação, gráfica e oficinas.

Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: Departamento de Arquitetura e Urbanismo da USP – São Carlos)