Especial do D.O.: USP estimula turismo e educação ambiental no Rio Grande do Norte

Projeto Cidade do Conhecimento iniciou trabalhos na Praia da Pipa

qui, 04/12/2003 - 14h11 | Do Portal do Governo

O projeto Cidade do Conhecimento, do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, iniciou nesse sábado os trabalhos da Rede Pipa Sabe, programa que estimula o turismo e educação na Praia da Pipa, no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte. O projeto utiliza a cultura local como ferramenta para promover o desenvolvimento sustentável e evitar o turismo predatório na região.

Até ontem, dia 3 foram realizadas oficinas e laboratórios do planejamento estratégico da rede. “A Pipa está se transformando numa cidade-escola”, explica o professor Gilson Schwartz, coordenador do projeto. Nas oficinas, foram abordados temas como poesia, pesca e jornalismo comunitário.

Segundo Schwartz, está havendo boa receptividade por parte da comunidade. “Os moradores estão redescobrindo a cultura local’, afirma. Para o professor, a cidade está se transformando na ‘Florença Brasileira’, com a interação e a troca de conhecimentos acontecendo nas ruas e praças. ‘A integração é o mais importante, já que todos participam, de nativos a turistas, de operários a empresários’, conta.

Nova moeda

Schwartz aponta como justificativa para a boa recepção a preparação que antecedeu à realização do projeto. ‘Não podíamos chegar aqui, de uma hora para outra, impondo nossa cultura’, destaca. Por isso foram realizados, durante cinco meses, encontros com representantes da comunidade. O program tem o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), governo estadual e prefeitura de Tibau do Sul.

Durante as oficinas, circulou pela Praia da Pipa uma nova moeda, o “garatuí”. Esse dinheiro, de valor equivalente ao do real, serve para a participação nas oficinas e em outras atividades culturais que estão sendo realizados na cidade. ‘A moeda especial tem valor mais qualitativo do que quantitativo. É um elemento que facilita o desenvolvimento cultural da região’, explica.

As operações com a nova moeda têm a supervisão da Caixa Econômica Federal, uma das parceiras do Cidade do Conhecimento na instalação da Rede Pipa. Além dessa, colaboram com o projeto a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e os Ministérios da Educação, Comunicações, Relações Exteriores e Previdência Social.

SERVIÇO

Cidade do Conhecimento – www.cidade.usp.br/pipa
Tel. (11) 3091-4305

Olavo Soares
Da Agência USP