Especial do D.O.: Unicamp discute em seminário o uso racional da água

Participação da sociedade na gestão da água é um dos pontos mais importantes da legislação sobre recursos hídricos

ter, 16/12/2003 - 14h40 | Do Portal do Governo

Como solucionar o problema da ocupação irregular do solo nas cidades e estender o acesso para um bilhão de pessoas no planeta que não dispõem do recurso natural? Essa e outras questões foram debatidas no seminário Água: Questões Sociais, Político-Institucionais e Territoriais, realizado no Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No âmbito nacional, os debates trataram de como chamar a atenção da sociedade contra o desperdício, uma vez que a grande disponibilidade hídrica, na maior parte do território nacional, levou à idéia, errônea, da inesgotabilidade. Segundo Wilde Cardoso Gontijo Júnior, da Superintendência de Articulação Institucional da Agência Nacional das Águas, “o ciclo hidrológico da água no País alimenta a falsa concepção de que ela é um recurso infinito”, explica.

Embora detenha cerca de 12% de toda a água doce disponível no planeta, algumas regiões brasileiras são afetadas por problemas relacionados com os recursos hídricos. Seja pela escassez natural, que ocorre principalmente nas regiões semi-áridas, seja pelas decorrências do uso inadequado, o que acabou por comprometer a qualidade e a quantidade do recurso disponível.

Conflitos

A concentração humana nas regiões metropolitanas, a expansão industrial pelo território e o desenvolvimento de atividades agrícolas em larga escala potencializaram os conflitos. Nos centros urbanos, o problema se agravou com as enchentes, reflexo da ocupação irregular do solo que não respeitou as características ambientais das regiões.

A participação da sociedade na gestão da água é um dos pontos mais importantes da legislação sobre recursos hídricos. A cobrança pelo uso da água é prevista na legislação e é consenso entre os debatedores que se trata de um elemento essencial, porém com dificuldades para ser instituído.

Além de discutir esses problemas, o seminário abriu espaço para que a comunidade da Unicamp pudesse apresentar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos a partir de diversas disciplinas e abordagens, focalizando a questão da água.

Organização

O seminário foi promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (Anppas), que congrega programas e instituições brasileiras empenhadas em atividades de pesquisa e formação acadêmica em nível de pós-graduação de caráter interdisciplinar, que focalizem a interação ambiente e sociedade em suas múltiplas dimensões.

A Anppas se estrutura em Grupos de Trabalho (GTs), entre os quais o de Recursos Hídricos: atores sociais, gestão e territorialidade”. Esse GT foi organizado tendo em vista a importância crescente que vem assumindo a questão dos recursos hídricos no País que, em vista de sua complexidade, exige abordagem multidisciplinar.

Da Assessoria de Imprensa da Unicamp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)