Especial do D.O.: Unesp de Botucatu cria escola médica virtual

Finalidade é democratizar o acesso ao conhecimento e capacitar técnicos e médicos dos postos de saúde da região

seg, 24/02/2003 - 11h42 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (FMB) criou o site Escola Médica Virtual (www.emv.fmb.unesp.br) para oferecer atualização e treinamento a profissionais de saúde. Um dos objetivos é democratizar o acesso ao conhecimento e capacitar técnicos e médicos dos postos de saúde de 134 municípios que abrangem as regiões de Botucatu, Sorocaba, Registro e Bauru.

O coordenador do projeto, professor Carlos Caramori, do Departamento de Clínica Médica da FMB, indica que uma das grandes dificuldades é o elevado encaminhamento ao Hospital das Clínicas. “Esses pacientes, que se deslocam de municípios longínquos, poderiam ser atendidos satisfatoriamente nas unidades básicas de saúde sediadas em suas cidades.” Ele relata que isso ocorre devido à baixa capacitação e desatualização dos funcionários.

O site foi criado no laboratório de informática e no Núcleo de Educação à Distância da FMB, com investimentos de R$ 100 mil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outros R$ 100 mil da faculdade. O professor estima que a página será concluída até o final do ano.

O projeto prevê a implantação de aulas e cursos virtuais, relatos de casos clínicos e materiais de estudo. Poderão ser feitas pesquisas relativas aos 13 departamentos de especialidades médicas e links com instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.

Esclarecer dúvidas

A EMV também pretende formar profissionais secundários que atuem na área da saúde e abordem temas como alcoolismo, drogas, sexualidade, violência e saneamento básico. O público em geral poderá acessar o site, para esclarecimentos de assuntos de seu interesse.

A meta do coordenador para este ano é obter parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. O intuito será a instalação de postos de acesso à Internet, destinados aos servidores da rede pública de saúde da região.

Em 2002, O HC da FMB realizou milhares de consultas, internações, cirurgias, exames laboratoriais e tratamentos de alta complexidade. “A EMV permitirá a todos os profissionais da rede de saúde das áreas atendidas pela instituição, o diagnóstico e tratamento monitorados à distância. Com isso, o processo de cura poderá ser uniformizado. Haverá significativa melhora de qualidade no atendimento e redução no custo operacional dos serviços de saúde.”

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucat