Especial do D.O.: Unesp Botucatu promove palestras sobre destino de resíduos perigosos

Objetivo é apresentar e debater aspectos do trabalho que está sendo desenvolvido na universidade

qua, 19/11/2003 - 10h20 | Do Portal do Governo

O Grupo Operacional de Resíduos Perigosos da Unesp estará amanhã na Faculdade de Medicina de Botucatu. A equipe vai se reunir com os servidores da instituição e de suas três unidades de saúde da região: Hospital das Clínicas e Centro de Saúde Escola (ambos de Botucatu) e o Hospital Estadual de Bauru.

O objetivo é apresentar e debater aspectos do trabalho que está sendo desenvolvido na universidade para detectar problemas e solucionar a destinação segura de material perigoso proveniente de atividades em laboratórios, unidades de saúde humana e veterinária, e em outros campos de experimentação e ensino da Unesp, em todo o Estado.

Os membros do grupo são os professores da universidade Mary Rosa Rodrigues de Marchi (Instituto de Química de Araraquara), Sérgio Diniz Garcia (Veterinária de Araçatuba) e Maria José Trevisani, do Departamento de Enfermagem da Medicina de Botucatu. Eles farão exposição inicial sobre as pesquisas desenvolvidas com resíduos perigosos, até o momento, acolhendo informações dos funcionários das áreas de geração ou manejo de material de risco.

Plano de gestão

A Unesp, por intermédio da Coordenadoria de Meio Ambiente (unidade assessora da reitoria), vem desenvolvendo o Programa de Gestão de Resíduos, em fase inicial de diagnóstico. No ano que vem, ele será aplicado em todos os câmpus da universidade. Aproximadamente 80 profissionais estão empenhados no atual estágio dos trabalhos, desdobrados em três frentes de atuação: educação ambiental acompanhada de coleta seletiva, saneamento (incluindo o uso racional de água, a disposição e o tratamento de águas residuais dos câmpus) e os resíduos perigosos. Neste último item constam os produtos químicos, os de serviços de saúde (ou biológicos/infectantes) e os radiativos.

Em relação aos materiais perigosos, a coordenação do programa considerou importante empreender jornadas de conscientização da comunidade universitária. Nas reuniões, os professores ressaltam a necessidade de ações efetivas para gerenciamento desses resíduos. As palestras começaram dia 10 de outubro, e a de Botucatu será a última do ciclo.

A Coordenadoria do Meio Ambiente da Reitoria é exercida pela professora Maria Isabel Castreghini de Freitas Viadana, do Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro.

Da Assessoria de Imprensa da Faculdade de Medicina de Bauru
Da Agência Imprensa Oficial