Especial do D.O.: Torre do aeroporto de Guarulhos é a mais moderna da América do Sul

Infraero inaugura nesta quinta-feira, dia 22, obras de revitalização e modernização da torre de controle

qui, 22/05/2003 - 11h56 | Do Portal do Governo

A Superintendência da Infraero Regional Sudeste inaugura na manhã desta quinta-feira, dia 22, obras de revitalização e modernização da torre de controle do Aeroporto Internacional de São Paulo Governador André Franco Montoro, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

As obras, iniciadas em 2002, foram concluídas este mês. O órgão que administra os aeroportos investiu R$ 18,5 milhões na instalação de infra-estrutura e aquisição de equipamentos, reunindo tecnologia nacional e estrangeira. A torre de controle é considerada, agora, a mais moderna da América do Sul e referência mundial em aspectos de segurança.

Na infra-estrutura instalada foi adicionado mobiliário especial modular que permite, de forma fácil e rápida, mudança e até mesmo expansão de estações de trabalho. Possibilita também a instalação de miniestação autonôma de ar-condicionado, substituição do sistema de iluminação na torre de controle, instalação de linhas de fibra ótica para transmissão de sinais de radar e de dados meteorológicos.

Rapidez no atendimento

Os equipamentos eletrônicos instalados para o controle do tráfego aéreo possibilitam inúmeras melhorias no trabalho. Destacam-se a substituição do Sistema de Radar de Superfície, instalação de 22 monitores LCD (telas planas de cristal líquido de 18.1 polegadas) e a instalação da estação de VHF integrada. O novo sistema de gerenciamento de torre de controle, também introduzido, é totalmente automatizado, desenvolvido em Guarulhos e adotado no restante do País.

O Serviço de Informações Aeronáuticas também recebeu revisão, adequação e informatização de diversos sistemas. Estes fatores proporcionaram rapidez no atendimento da atividade de planejamento de vôo, apresentando sistema exclusivo de auto-atendimento com expectativa de aplicação em outros locais do Brasil.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Infraero

(AM)