Especial do D.O.: Sociedade e especialistas discutem rumos para desenvolver o Brasil

Simpósio será realizado logo mais, no prédio da Reitoria da USP

qua, 20/11/2002 - 11h25 | Do Portal do Governo

Contribuir com os novos governos para o processo de desenvolvimento do País sem perder de vista os aspectos culturais e históricos é o objetivo do simpósio O Passado no Presente – O Futuro da Ciência e Tecnologia no Brasil. O encontro, hoje, 20 de novembro, às 14h30, no prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo (USP), reúne especialistas e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento nacional diante do contexto globalizado. Os resultados serão encaminhados ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao governador do Estado, Geraldo Alckmin.

Uma das preocupações dos organizadores é consolidar a idéia de que o desenvolvimento brasileiro nas diversas áreas é processo, não é fim. ‘Não basta fazer previsões tecnocratas, é preciso levar em consideração a história do processo de desenvolvimento’, ressalta Shozo Motoyama, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do evento.

Homenagens

Na oportunidade, serão homenageados Tarcísio Damy de Souza Santos, ex-diretor da Escola Politécnica (Poli) da USP, que participou do desenvolvimento da siderurgia brasileira; Oscar Sala, ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Superior da Fapesp, na década de 90, um dos pioneiros da física nuclear no Brasil; Warwick Estevam Kerr, ex-presidente da SBPC, ex-diretor do Instituto de Pesquisa da Amazônia e introdutor das abelhas africanas no Brasil; e Júlio Roberto Katinsky, que foi diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
O reitor da universidade, Adolpho José Melfi, abre a solenidade. Entre os convidados estão o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Ruy Altenfelder, e o presidente da Fapesp, Carlos Vogt. Todos receberão certificado de participação.

Serviço
Local: Salão Nobre da universidade, Rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Mais informações pelo telefone (11) 3091-2063/3776 ou e-mail chcienca@edu.usp.br

Da Agência Imprensa Oficial e Agência USP de Notícias

R.K.