Especial do D.O.: Sociedade civil e Governo integram Conselho Estadual de Cultura

Na posse, personalidades receberam a medalha da Ordem do Mérito do Ipiranga

sex, 19/12/2003 - 14h22 | Do Portal do Governo

Foram empossados os novos integrantes do Conselho Estadual de Cultura, órgão que tem por finalidade promover atividades artísticas e de ciências humanas de acordo com a política cultural do Estado. Ao todo são 18 pessoas das quais 11 do governo e sete da sociedade civil. Eles cumprirão mandato de dois anos, renovável uma única vez.

Os integrantes que tomam posse são: Cláudia Costin, secretária estadual da Cultura; Silvia Alice Antibas, diretora do Departamento de Museus e Arquivos (Dema); Nelson Raposo de Mello, diretor do Departamento de Artes e Ciências Humanas; Fernando Calvozo, diretor do Departamento de Atividades Regionais da Cultura; Clodoaldo Medina Junior, diretor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim; Ana Patrícia Carletto, coordenadora de Programas para a Juventude; Lorenzo Mammi, do Centro Universitário Maria Antônia, da USP; Fernando da Tacca, do Instituto de Artes da Unicamp; Alberto Aggio, professor do Departamento de História do câmpus de Franca da Unesp; Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP; Emanoel Araújo, artista plástico e ex-diretor da Pinacoteca do Estado; Fábio Magalhães, ex-presidente do Memorial da América Latina e curador de artes plásticas; Gilberto Belleza, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Marcos Caruso, ator; Pedro Paulo Sena Madureira, editor; e Zuza Homem de Mello, crítico de música popular brasileira.

Homenagem

No evento de posse conselho, também foi outorgada a medalha da Ordem do Mérito do Ipiranga a personalidades da área cultural. A homenagem é considerada a mais elevada honraria do Estado, reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros que merecem a gratidão dos paulistas, por seus méritos pessoais e serviços de excepcional relevância prestados a São Paulo. São cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz.

Foram homenageados os atores Paulo Autran, Tônia Carrero, Walmor Chagas, Cleyde Yáconis, Nídia Lícia e Beatriz Segall; o presidente da McCann Erickson Brasil, Jean Olesen; e o compositor e professor de Zoologia da USP, Paulo Vanzolini. “O Conselho é muito representativo, porque têm como membros pessoas respeitáveis e de qualidade”, disse Paulo Autran, que representou a classe dos artistas. O governador Geraldo Alckmin é grão-mestre da Ordem do Ipiranga e o chanceler é o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

Da Agência Imprensa Oficial