Especial do D.O.: Sinfônica Jovem comemora 10 anos na Sala São Paulo

Orquestra executa arranjos de compositores eruditos e populares

sex, 28/03/2003 - 11h19 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


Neste domingo, dia 30, às 11 horas, a Banda Sinfônica Jovem do Estado apresenta-se na Sala São Paulo, do Complexo Cultural Júlio Prestes. A exibição, que faz parte da série Concertos Matinais da Sala São Paulo, será comemorativa aos 10 anos de existência do grupo. Com regência de Mônica Giardini, haverá interpretação de obras de Carlos Gomes, Guerra Peixe, Edmundo Villani-Cortês, Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

Com pícolo, flautas, trompas, trompetes, trombones, oboés, clarinetes, saxofones, entre outros instrumentos, a orquestra executará arranjos de compositores consagrados da música erudita e obras de repertório popular.

Em 2001, no Sesc Vila Mariana, a Banda lançou o primeiro CD gravado ao vivo, Os Mitos e Lendas do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Para o mês de junho está programada temporada na Europa, Japão e Estados Unidos para o lançamento do novo disco, gravado pela mesma produtora do primeiro, a Voiceprint, do músico inglês Rick Wakeman.

Atividades artísticas

A Banda Sinfônica Jovem iniciou suas atividades artísticas em 1993, na Universidade Livre de Música, com 70 músicos. Participou de eventos como Verão Sinfônico no Guarujá. Em 1996, executou a obra de Rick Wakeman – Viagem ao Centro da Terra -, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Em 1997, atuaram em eventos comemorativos dos 100 anos de Pixinguinha e na primeira audição no Brasil da Ópera Treemonisha, de Scott Joplin. Em 1998, foram convidados a reapresentar Viagem ao Centro da Terra na Praça da Paz, no Parque do Ibirapuera.

Em outubro de 1999, a banda lotou por dois dias o Memorial da América Latina, com nova apresentação de Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Desde 2000, apresentam-se no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Este ano, entre outros concertos, já realizaram Fantasia, inspirado no filme de Walt Disney.

SERVIÇO
Complexo Cultural Júlio Prestes
Praça Júlio Prestes, s/ no – Luz – Fone (11) 3337-5414
Ingressos: R$ 2,00 – Estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos pagam meio ingresso

(AM)