Especial do D.O.: Secretaria da Fazenda mostra o destino do dinheiro dos impostos

Programa Fazenda Aberta procura transmitir conceitos básicos de finanças públicas e cidadania

sex, 07/02/2003 - 11h02 | Do Portal do Governo

Um dos programas da cidade que poucos conhecem: visitar o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda e saber o que se faz com o dinheiro dos impostos. Trata-se do Programa Fazenda Aberta, instituído em maio de 2000 como parte do Projeto de Educação Fiscal para a Cidadania. O objetivo é estreitar o contato da secretaria com a comunidade e divulgar o papel social e os serviços que ela oferece, apresentando conceitos básicos de finanças públicas e cidadania.

O programa vem sendo realizado na sede da secretaria, na Capital e nas regionais de Campinas, Santos, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. No ano passado atendeu a 3.961 pessoas – estudantes de todos os níveis e idades e grupos organizados da sociedade civil.

Para Heleny Viccello Gama, coordenadora do programa, as visitas contribuem para sensibilizar o público quanto à sua responsabilidade no cumprimento das obrigações tributárias. “É uma forma de a população entender a importância dos tributos e ver de perto como é feita a aplicação do dinheiro público. Outra finalidade é promover a aproximação da população com os funcionários da Fazenda.”

Mesmo com o programa funcionando em outras cidades, muitos vêm do Interior para fazer a visita. Uma das atrações é o grande cofre, onde – até 1976 – era guardado todo o dinheiro arrecadado pelo Estado.

Na visita ao edifício da região central de São Paulo, com duração de duas horas, as pessoas percorrem departamentos, museu, cofre, posto fiscal, além do Poupatempo Sé. Assistem a um vídeo educativo e depois participam de discussão sobre o filme.

Serviço
Programa Fazenda Aberta
Endereço: sede da Secretaria da Fazenda
Avenida Rangel Pestana, 300 – Centro – São Paulo/SP
Visitação: segundas pela manhã, terças e quartas à tarde, com entrada gratuita
Inscrição pelos telefones (11) 3243-3888/3909/3631
ou e-mail fazendaaberta@fazenda.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial

A.M.