Especial do D.O.: Saúde reforça combate à dengue com caderno de atividades escolares

Professores e estudantes aprendem a erradicar focos do Aedes aegypti com gincanas e brincadeiras

qua, 13/11/2002 - 10h44 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de conscientizar a população paulista para o problema da dengue, a Secretaria de Estado da Saúde elaborou em conjunto com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) um caderno de atividades que será distribuído aos professores da rede pública do Estado. O suplemento contém 28 exercícios ludopedagógicos para serem feitos em casa, na classe e no laboratório escolar, com a participação de professores, funcionários e alunos.

O material didático tem capa colorida, miolo em duas cores, 15 páginas e tiragem de 300 mil exemplares. A proposta é empreender ações preventivas e alertar sobre sintomas de contaminação das pessoas e meio ambiente. As atividades incluem a elaboração de textos coletivos e cartazes, visitas à comunidade, gincanas contra a dengue, criação de logotipos, vídeos, palestras e passatempos como caça-palavras, cruzadas e mapas, entre outras.

Prevenção

Na opinião do superintendente da Sucen, Luiz Jacintho da Silva, a população adulta dispõe de informação suficiente sobre o risco da doença, embora não mude o comportamento. ‘A erradicação do mosquito é tarefa muito difícil, senão impossível. O problema de dengue não é o combate, e sim a prevenção, que deve ocorrer antes do período das chuvas no final do ano e ser objeto de preocupação constante. O objetivo do caderno é reforçar esta orientação’, conclui.

A diferença entre o Aedes aegypti e o pernilongo comum é que o pernilongo tradicional (mosquito Cúlex) é pardo, de maior porte, age em bando, tem zumbido e pica no período noturno. O mosquito da dengue é preto com as patas listradas, de menor tamanho, silencioso, pica durante o dia e ataca isoladamente as pessoas, na maioria das vezes em suas residências.

O ciclo de criação do Aedes aegypti

A criação do mosquito começa quando a fêmea grávida deposita seus ovos em recipientes com água limpa, na sombra e próximos a domicílios humanos. Eles podem ser pneus, plásticos, latas e um sem-número de produtos descartados como lixo. A eclosão das larvas não é imediata. Os ovos são postos pouco acima da linha d’água. Com as chuvas, sobe o nível da água, que atinge os ovos e estes começa a eclodir.

Como atua a Sucen

A ação principal da Sucen é supervisionar, treinar e orientar os municípios paulistas para combater a dengue e outras doenças, como febre amarela, malária, doença de Chagas, leishmaniose e esquistossomose. A entidade dispõe de 1.200 funcionários. Cerca de 800 centram forças no trabalho de campo. Os demais estão distribuídos em laboratórios e seções técnicas e administrativas. A superintendência tem dez escritórios nos municípios de Araçatuba, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Taubaté.

Parcerias

A Imprensa Oficial do Estado cedeu a mão-de-obra e os custos operacionais de produção do caderno de atividades. A Secretaria de Estado da Saúde arcou com o custos da matéria-prima e é responsável pela distribuição dos suplementos na rede pública.

Serviço

Secretaria de Estado da Saúde
Internet: www.saude.sp.gov.br
E-mail: cis@saude.sp.gov.br
Tel. (0 XX 11) 3061-5833

Sucen
Internet: www.sucen.sp.gov.br
E-mail: sucensp@sucen.sp.gov.br
Tel. (0 XX 11) 227-0622

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

(RK)