Especial do D.O.: São Paulo vacina 13 milhões de animais contra febre aftosa

Criadores têm até o dia 30 para vacinar seus rebanhos sob pena de multa

sex, 08/11/2002 - 9h17 | Do Portal do Governo

Os criadores paulistas têm até o dia 30 para vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos contra a doença da febre aftosa. Segundo previsão da Agência de Defesa Agropecuária (Adaesp), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA), cerca de 13,4 milhões de animais deverão ser vacinados durante a campanha, que é obrigatória, e foi iniciada no dia 1º.

Neste ano, a campanha passou a ser realizada em duas etapas – nos meses de maio e novembro – com a vacinação de todo o rebanho. Nos anos anteriores, duravam três meses e os animais eram vacinados de acordo com a faixa etária. Nesta segunda fase, a Adaesp pretende vacinar 100% dos animais presentes no Estado.

O otimismo foi reforçado pelo sucesso da campanha realizada em maio, quando 99% do rebanho paulista recebeu a vacina, volume superior ao registrado na campanha de novembro de 2001 (97,13%).

O criador que deixa de vacinar os animais durante a campanha obrigatória será punido com multas. O Estado de São Paulo, que é considerado zona livre da doença, com vacinação pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), completou seis anos sem registrar um único foco de febre aftosa.

Mais dólares

O Brasil está livre da aftosa há 14 meses. O controle dela no território nacional é um dos fatores que explicam o aumento das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2001, somente o São Paulo registrou receita de US$ 634 milhões com a venda do produto ao exterior, o correspondente a 59,7% das exportações totais.

Entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com estatísticas levantadas pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), com base nos números fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Estado de São Paulo exportou US$ 585,9 milhões em carne bovina, valor equivalente a 72% dos embarques brasileiros.

Além de vacina contra a aftosa, os criadores de 19 municípios e regiões próximas (Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba) serão obrigados a vacinar seus animais contra a raiva dos herbívoros, doença transmitida por morcegos.

A vacinação obrigatória contra raiva, estabelecida pela Portaria CDA – 15, de 11 de outubro de 2002, pretende atingir nestes 30 dias de campanha cerca de 4 milhões de animais no Estado de São Paulo, entre bovinos, bubalinos, eqüinos, ovinos e caprinos.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura