Especial do D.O.: Santos ganha hoje Centro de Educação Ambiental

Uma das funções é dar sustentação e continuidade às atividades do Serviço Educativo do Museu de Pesca

qua, 07/04/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

Santos ganha hoje, dia 7 de abril, o Centro de Educação Ambiental. Resultado da parceria entre o Museu de Pesca e o Instituto Unibanco, a iniciativa tem por objetivo ampliar a ação educativa do museu, tornando-o instrumento de conscientização e valorização do patrimônio natural e cultural da região. Com 100 m2, o local abrigará também os acervos bibliográficos pertencentes ao Instituto de Pesca.

De acordo com Lúcio Fagundes, diretor do Centro Avançado do Pescado Marinho, uma das funções do Centro será a de dar sustentação e continuidade às atividades do Serviço Educativo do Museu. Segundo ele, serão desenvolvidas atividades para complementar o ensino formal. Haverá cursos de educação ambiental e iniciação científica, palestras, visitas monitoradas ao museu, estudos “in loco” do ambiente marinho da praia do Goés (com coleta de material biológico), orientação a pesquisas escolares, projetos especiais para deficientes físicos, atividades lúdicas para crianças da pré-escola e orientação a professores sobre ecossistema aquático e pesca.

O Museu de Pesca pertence ao Instituto de Pesca, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, e tem uma área lúdica onde crianças e jovens aprendem brincando sobre a vida marinha. Criado em 1969, o museu retomará suas atividades educacionais com a inclusão dos novos equipamentos que vieram integrar o Centro de Educação Ambiental – computador, impressora, televisor, DVD – e de sua equipe multidisciplinar, que ficará responsável por selecionar os materiais didáticos a serem utilizados nas atividades que serão desenvolvidas com o fim de estimular o aprendizado da população da Baixada Santista, sobretudo de crianças e adolescentes de baixa renda.

SERVIÇO:
Local: Centro de Educação Ambiental / Museu de Pesca
Horário de funcionamento: De terça a domingo e feriados, das 10 às 18 horas
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão,192 – Ponta da Praia, Santos

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)