Especial do D.O.: Salvamar promove palestras sobre atendimento a afogados

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 19

qua, 19/02/2003 - 12h23 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista realiza nesta quarta-feira, dia 19, o 1º Ciclo de Palestras Técnicas para Guarda-Vidas, no auditório do Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte, em Santos. Haverá quatro conferências sobre atendimento a vítimas de afogamento, feitas por especialistas do Corpo de Bombeiros e convidados.

São esperadas 200 pessoas, entre guarda-vidas (membros do grupamento, que pertence à Polícia Militar do Estado), profissionais de hospitais e pronto-socorros do litoral, que socorrem afogados, e outros envolvidos no atendimento. O evento tem por objetivo também promover crescimento profissional dos integrantes do grupo, bem como padronização no socorro.

A primeira palestra, Noções Básicas da Respiração, será proferida pelo 1º tenente e médico Valdir Cunha Filho, do Corpo de Bombeiros. Na segunda, o major e médico da polícia carioca, David Szpilman, falará sobre Novidades no Atendimento ao Afogado. Ele esteve recentemente num congresso mundial sobre afogamento na Holanda, e trará informações como classificação de afogamento em diversos graus, oxigenoterapia e estabilização da vítima no local.

A terceira apresentação será O Uso do Desfribilador nas Atividades de Bombeiro, com o representante de uma empresa de equipamentos médicos. O comandante do Salvamar, tenente-coronel Jefferson Vilela, encerrará o ciclo com o tema Operação Praia Segura e Redução de Afogamentos.

No ano passado, 166 pessoas morreram afogadas no litoral paulista (contra 194 em 2001). O Salvamar atua em 14 cidades, com 700 profissionais fixos e 400 temporários para época de maior afluxo de turistas.

SERVIÇO
Centro Universitário Monte Serrat – Unimonte
Avenida Senador Feijó, 340, 3º andar – Santos – SP

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial