Especial do D.O.: Salvamar Paulista promove campanha preventiva

Atuação dos bombeiros pretende diminuir número de mortes por afogamentos

qua, 22/01/2003 - 10h37 | Do Portal do Governo

Em dois dias (18 e 19 de janeiro deste ano), o 17 Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista retirou das águas 69 pessoas com vida, atendeu a 15 casos clínicos de vítimas atingidas por ferimento ou mal súbito, registrou 42 casos de crianças perdidas, tendo sido todas encontradas e entregues aos responsáveis, e socorreu uma embarcação em situação de risco.

As ocorrências, geralmente registradas no verão, quando a região chega a receber mais de 15 milhões de visitantes, abrangeram todo o Litoral paulista. No final de semana, foram registrados ainda dois óbitos na cidades de Mongaguá e um em Peruíbe. Nos três casos, as vítimas foram arrastadas por fortes correntezas. Os guarda-vidas ainda conseguiram resgatar os banhistas com vida, prestaram os primeiros socorros e os encaminharam ao hospital mais próximo, onde vieram a falecer.

Durante esse período, a operação de resgate e prevenção demandou 14 viaturas URSA, 16 botes infláveis, duas lanchas, uma moto aquática, três quadriciclos, dois navios, três helicópteros e 601 guarda-vidas distribuídos nos 365,5 quilômetros de praias nos 15 municípios do litoral paulista.

Educação e prevenção

Além de prevenir afogamentos e prestar socorro aos banhistas, o Salvamar Paulista promove campanhas educativas, realiza pequenos curativos e fornece informação ao público freqüentador das praias. Há ainda distribuição de folders, contendo dicas de como usufruir de lazer tranqüilo, nas praias, praças de pedágios, rodoviárias, estações de metrô e trens.

Os postos de bombeiros também entregam o material, inclusive pulseiras de identificação de crianças e é o local para onde deve ser encaminhada/localizada a meninada perdida. A atuação deles por meio de prevenção direta aos banhistas e campanhas educativas tem conseguido diminuir o número de óbitos por afogamentos, segundo estatística elaborada pelo 17o GB. Mas os dados ainda são considerados bastante preocupantes pelos bombeiros.

A pesquisa compara o número de mortes com a quantidade de veículos com destino às praias paulistas, desde 1986 até 2002. Em 1993 morreram afogadas 164 pessoas e 9 milhões de carros chegaram ao litoral, dando média de 1,8 óbito por 100 mil veículos de passeio. No ano passado foram registrados 166 óbitos contra 12 milhões de automóveis, obtendo média de 1,4 óbito por 100 mil veículos.

Da Agência Imprensa Oficial
(Fonte: www.polmil.sp.gov.br/salvamarpaulista)

A.M.