Especial do D.O.: Sabesp recebe Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão 2003

Além da conscientização da população, a companhia tem investido no aprimoramento tecnológico e de recursos humanos

ter, 16/12/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, recebeu, na semana passada, o Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão – PPQG/2003. Foram homenageados os melhores e mais eficientes modelos de gestão empresarial de todo o Estado de São Paulo. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

Administrado pelo Instituto Paulista de Excelência da Gestão (IPEG), entidade sem fins lucrativos instituída para promover a melhoria da gestão das organizações públicas ou privadas, o PPQG é um reconhecimento anual às organizações paulistas que possuem os melhores sistemas de gestão, avaliados pelos critérios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). A iniciativa é apoiada pela Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ) e pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Sabesp recebe os seguintes reconhecimentos:

Troféu Governador do Estado:
– Unidade de Negócio Leste – Diretoria Metropolitana de Distribuição
Medalha de Ouro:
– Unidade de Negócio Leste – Diretoria Metropolitana de Distribuição
– Unidade de Negócio Centro – Diretoria Metropolitana de Distribuição
– Unidade de Negócio Oeste – Diretoria Metropolitana de Distribuição
– Unidade de Tratamento de Esgoto – Diretoria de Produção e Tecnologia
Medalha de Bronze:
– Setor de Lorena – Unidade de Negócio Vale do Paraíba – Diretoria de Sistemas Regionais

Além da conscientização

A quantidade de água que cada pessoa gasta está diminuindo. De índices que superavam a marca de 350 litros/pessoa/dia, atualmente se registram valores dentro de uma faixa de 180 a 230 litros/pessoa/dia, variando conforme bairros e regiões da metrópole. Os números já estão bem mais próximos do indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 80 a 120 litros/pessoa/dia.

Além da conscientização da população, a Sabesp tem investido no aprimoramento tecnológico e de recursos humanos. Anualmente, o processo de produção de água recebe o incremento de 2 mil litros por segundo. A integração dos sistemas de distribuição está maior e o índice de perdas foi reduzido para menos de 15%, que está dentro dos parâmetros de otimização internacionais. Novos produtos e serviços, como a água de reuso e o biogás, estão disponíveis.

Da Agência Imprensa Oficial