Especial do D.O.: Sabesp orienta usuário para utilização correta da água

Programa de vistorias preventivas está sendo realizado no Litoral Sul

seg, 20/01/2003 - 10h25 | Do Portal do Governo

A Sabesp realiza neste verão o Programa de Vistorias Preventivas na Baixada Santista e outras cidades do Litoral Sul. Técnicos da empresa visitam quiosques, academias, restaurantes, colônias de férias, hotéis, duchas da orla e outros estabelecimentos que recebem grande número de pessoas durante o verão. O objetivo é garantir serviço de qualidade aos turistas e à população residente durante a temporada, evitar desperdício de água e alertar sobre uso inadequado das instalações hidráulicas e sanitárias. O programa é feito todos os anos, com início em novembro.

Durante a visita, os funcionários vistoriam instalações de água e esgoto do imóvel e verificam se há problemas como vazamentos, por exemplo. Existindo algum problema, é acionada em urgência a equipe competente, caso a responsabilidade seja da Sabesp. Quando o reparo for de responsabilidade do cliente, a empresa oferece suporte necessário para a solução.

Além das vistorias, os técnicos conversam com os responsáveis pela manutenção dos estabelecimentos e orienta-os para o uso correto das instalações de esgoto. Ensinam, por exemplo, que não se deve utilizar o vaso sanitário como cesto de lixo ou cinzeiro, hábito que pode causar entupimentos na rede coletora, danificando até a parte interna do imóvel.

Caixas-d’água são essenciais para o bom abastecimento. Por isso, uma das principais orientações dos funcionários da Sabesp diz respeito ao correto dimensionamento das instalações, que dependem do número de usuários. Para reservatório doméstico, deve-se considerar que cada usuário gasta aproximadamente 180 litros de água por dia.

O uso racional da água também é recomendado. Os usuários devem evitar desperdício. Medidas simples para esta finalidade constam de folhetos distribuídos à população. O programa de vistoria preventiva abrange Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém.

Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa da Sabesp

A.M.