Especial do D.O.: Sabesp e prefeitura de Santos procuram esgotos clandestinos

Vistoriais já começaram em imóveis na Ponta da Praia, primeiro bairro a ser vistoriado

sex, 25/06/2004 - 11h31 | Do Portal do Governo

Caçar ligações irregulares de esgoto em encanamentos de águas pluviais e vice-versa. Esse o objetivo do Programa Onda Limpa, resultado de convênio firmado entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e a prefeitura de Santos. A parceria prevê eliminar, num período de três anos, o lançamento dos esgotos clandestinos nas galerias pluviais, melhorando a balneabilidade das praias do município e da região metropolitana da Baixada Santista.

As vistoriais já começaram em imóveis da Avenida Henrique Soler, na Ponta da Praia, primeiro bairro a ser vistoriado. Durante a vigência do programa, todos os 170 mil imóveis da cidade receberão a visita de técnicos da Sabesp e da prefeitura, que analisarão se há ou não irregularidades nas ligações de esgoto e de águas pluviais.

A proposta é orientar a população sobre a utilização adequada da rede coletora, além de informar que a rede de águas pluviais não pode receber esgotos. Durante as visitas às residências, os técnicos da companhia distribuirão aos moradores folhetos explicativos que mostram a importância de utilizar corretamente as duas redes. Conscientizar a população sobre a necessidade de não fazer ligações clandestinas de esgostos é um dos principais focos do programa.

Qualidade de vida

‘Para ter condições de saneamento adequadas é importante, além da instalação da rede coletora, a consciência da importância do seu uso correto. As pessoas têm de saber que a rede coletora de esgotos não pode receber água de chuva, pois não é dimensionada para essa finalidade’, explica o superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp da Baixada, Paulo Queiroz. Ele acrescenta que, em Santos, as ligações clandestinas contaminam os canais de drenagem e, conseqüentemente, as praias. “O bom funcionamento das redes coletoras é um dos itens fundamentais para a melhoria da qualidade de vida da população no que concerne à sua saúde.’

Nas visitas, os técnicos da Sabesp analisarão as ligações das redes de esgoto e de águas pluviais. Caso verifiquem irregularidade, a prefeitura notificará o morador para que regularize a tubulação. Ele terá prazo de um mês para providenciar os ajustes. Após esse período, a equipe voltará a essas residências para averiguar se foram tomadas as providências necessárias. Caso o morador se recuse a fazer a correção, poderá ser multado num valor entre R$ 300 a R$ 3 mil.

Programa Onda Limpa

Além da vistoria nos imóveis, o Programa Onda Limpa reunirá projetos de saneamento ambiental, que objetivam a melhoria da qualidade das águas dos canais de drenagem do município. Também se dedicará a projetos relacionados à coleta de resíduos sólidos lançados ao mar, para melhorar a balneabilidade das praias santistas.

Sirlaine Aiala
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)