Especial do D.O.: Revista Leitura tem edição comemorativa com literatura infantil

Assinantes ganharão exemplar do livro 'José conta suas histórias', redigido e ilustrado por crianças

qui, 28/11/2002 - 13h30 | Do Portal do Governo

Os leitores da revista D.O. Leitura, editada pela Imprensa Oficial do Estado, terão uma grata surpresa no próximo número. Edição comemorativa contemplará os meses de dezembro e janeiro e terá como tema central a literatura infantil.

O primeiro atrativo das 96 páginas é a entrevista com a escritora Ana Maria Machado, vencedora do prêmio Hans Christian Andersen em 2000. A autora carioca, de mais de 100 títulos e 14 milhões de exemplares vendidos, relata a influência da revista O Tico-Tico na sua formação. Nos primeiros anos de vida, esperava o Almanaque d’O Tico-Tico, edição especial publicada no último mês do ano.

A revista mensal, inaugurada em 1905, e cujo tempo de vida ultrapassou 50 anos, é também tema de artigo do bibliófilo José Mindlin, assinado em parceria com a professora-doutora em letras pela Unicamp, Marisa Lajolo.

A escritora Edi Lima traz a história de uma carta inédita de Monteiro Lobato. Na sua infância, comoveu-se ao finalizar a leitura da obra A menina do narizinho arrebitado. Escreveu então uma carta para ele, dizendo que gostara do livro, era sua fã e queria uma foto. Na adolescência, remeteu nova carta para o criador do Sítio do Picapau Amarelo. Disse que também desejava ser escritora e enviou com o material um conto de sua autoria que havia sido publicado na revista O Globo para o mestre avaliar.

Assinantes recebem livro

O escritor de Taubaté aprovou o conto e o talento da jovem escritora. Respondeu-lhe então dizendo que seria bom que se mudasse para São Paulo e incluiu uma lista de pensionatos de freiras para ela se instalar. Depois de acomodada na capital paulista, deveria novamente procurá-lo que ele a ajudaria a conseguir um emprego. Edi aceitou a sugestão e se transformou em escritora de sucesso. Perdera, porém, a carta preciosa.

A história nunca havia sido revelada. Ao se mudar recentemente do Rio de Janeiro para São Paulo, reencontrou a carta e contou o episódio para Ana Maria Machado. O editor da revista D.O. Leitura, Almyr Gajardoni, presenteia os leitores com o material inédito, que inclui o original da carta.

O destaque final da edição é a reprodução fac-similar de uma das histórias do livro Silvia Pelica na Liberdade, coletânea de contos de Alfredo Mesquita, com gravuras de Hilde Weber. Os assinantes do D.O. Leitura receberão um exemplar do livro José conta suas histórias, redigido e ilustrado por um grupo de crianças depois de uma visita à biblioteca José Mindlin.

Rogério Silveira
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.