Especial do D.O.: Renascimento é tema de jogo da Unesp para jovens de 7 a 12 anos

Método permite desenvolvimento da criatividade e obtém resultados pedagógicos satisfatórios

qua, 12/03/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Unesp


A educadora Tatiana Dantas de Oliveira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), desenvolveu um jogo interativo que ensina arte renascentista para crianças de sete a 12 anos. Trata-se de brincadeira interativa que convida a um passeio pelo imaginário. A diversão segue o modelo dos jogos de aventura feitos para computador. A partir de um roteiro flexível, o participante pode seguir diferentes caminhos para solucionar enigmas e conquistar objetivos.

O aluno Marcos Eduardo Menegazzo, 24 anos, co-produtor do projeto, explica: ‘O protagonista Leo, nome que homenageia o inventor e pintor Leonardo Da Vinci, tem por missão construir uma casa no período renascentista europeu.

A aventura começa quando ele recebe informações na escola e no museu. Empolgado, relata-as à mãe e vai dormir embalado pela música popular A casa, de Vinicius de Moraes. Ao acordar, está na Renascença, onde conhece novos amigos e ganha pinturas que relatam a história do cotidiano do período.’

Obras tridimensionais

Leo passeia por pinturas como A morte e O avarento, de Hieronymus Bosch, reconstruídas em terceira dimensão. Ao travar contato com 13 personagens, em 25 cenários, recebe pistas para decifrar enigmas. ‘O próprio Da Vinci aparece e ensina teorias sobre desenho, pintura e funcionamento de máquinas’, conta Tatiana. ‘O menino pode construir os equipamentos inventados pelo gênio e utilizá-los em suas aventuras’, completa.

O contato com as máquinas confere dinamismo ao jogo. A partir de um manuscrito com esboços, é preciso descobrir a seqüência lógica de encaixe das peças para prosseguir. São inseridos desenhos originais e explicações das idéias de Da Vinci. No canto direito da tela, há pergaminhos com informações adicionais a respeito das pinturas e outros elementos.

O trabalho recebeu menção honrosa na mostra de tecnologia da Unesp, realizada em outubro. Demorou um ano e meio para ser finalizado e exigiu modelagem tridimensional das personagens, cujas vozes foram dubladas pelos autores do projeto. O resultado é uma prazerosa busca pelo conhecimento.

(AM)