Especial do D.O.: Recreação acelera tratamento de crianças no Centrinho de Bauru

Desde o início do mês, os pequenos pacientes estão participando de oficinas de artes plásticas

ter, 14/10/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

Teatro, música, expressão e artes plásticas compõem a programação especial do Mês da Criança no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (USP), em Bauru. O Centrinho, como é mais conhecido, mantém 65 pacientes, a maioria crianças em tratamento nas áreas de fissura labiopalatal, anomalias do crânio e face, deficiências auditivas, visuais e da linguagem.

Desde o início do mês, os pequenos pacientes estão participando de oficinas de artes plásticas. As brincadeiras são coordenadas por educadores, recreacionistas, psicólogos, nutricionistas, dentistas e assistentes sociais nos períodos da manhã e da tarde. As matérias-primas, garrafas pet e sucatas, são utilizadas na criação de brinquedos, porta-trecos, bebedouro para pássaros e jogos educativos. As aulas são dadas nas salas de espera, ambulatório, unidades de internação e setor de educação e recreação.

“A atividade lúdica desenvolve habilidades e técnicas, de acordo com a capacidade, criatividade e interesse dos pequeninos”, explica Márcia Moraes, responsável pelo setor de educação e recreação. “Visamos sempre a desenvolver a observação, improvisação e coordenação motora dos pacientes’, completa a educadora Gláucia Bigheti. Os temas dos trabalhos incluem meio ambiente, consumo sustentável, alimentação saudável e higienização bucal.

Projetos permanentes

Cartolas, coelhos e livros são objetos comuns no ambulatório do Centrinho. Os programas: Sinta-se em Casa e Biblioteca Viva em hospitais oferecem shows com mágicos e oficinas de artes plásticas para os pacientes infantis. “A brincadeira de fazer biscuits com massinhas estimula a criatividade e a observação”, conta a recreacionista Takemi Fugiwara. Na quarta-feira passada, o grupo confeccionou palhaços, animais, bruxinhas e flores. No final, fixaram os biscuits em clipes.

Os livros ficam por conta das monitoras do Projeto Biblioteca Viva em hospitais. O programa objetiva acelerar a recuperação dos pacientes e humanizar o ambiente hospitalar. A iniciativa surgiu no ano passado, por meio de parceria entre a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e o Ministério da Saúde, com patrocínio do Citibank. O Centrinho foi uma das 20 instituições de saúde do Brasil a integrar o projeto.

Programação

No dia 22, às 20 horas, o auditório da Faculdade de Odontologia da USP de Bauru receberá o Musical dos desenhos animados, espetáculo infantil dedicado aos pacientes e filhos de servidores do câmpus. No show, solistas, duetos e corais interpretam temas de desenhos clássicos e modernos. Além da música, a platéia poderá acompanhar no telão trechos de filmes como “Aladin” e “O patinho feio”.

Da Assessoria de Imprensa do Centrinho
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)