Especial do D.O.: Raspadinha da Cultura vai premiar um em cada cinco bilhetes vendidos

Loteria da Cultura, parceria da Secretaria da Cultura e Nossa Caixa, está à venda a partir desta terça, dia 14

ter, 14/10/2003 - 10h35 | Do Portal do Governo

A Loteria da Cultura, parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Nossa Caixa, está à venda nas principais casas lotéricas do Estado, a partir desta terça-feira, dia 14. A campanha de divulgação da loteria, importante fonte de financiamento de projetos culturais, vai ao ar a partir de quinta-feira (16).

A festa de lançamento foi ontem, dia 13, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com a participação do governador Geraldo Alckmin, da secretária da Cultura, Claudia Costin e do presidente da Nossa Caixa, Valdery Albuquerque. No lançamento, foram exibidos o filme publicitário de divulgação do produto e o making of do comercial.

Prêmios de até R$ 50 mil

A Loteria da Cultura terá o formato de raspadinha e será vendida por R$ 1,00. A premiação será no sistema “três em seis”. Ao raspar o bilhete, o comprador encontrará seis números. Se três deles forem coincidentes, ele ganhará o prêmio naquele valor. Por exemplo, se encontrar três vezes o valor R$ 10,00, terá direito a R$ 10,00.

Os prêmios variam de R$ 1,00 a R$ 50 mil. Prêmios de até R$ 10,00 serão resgatados nas casas lotéricas e o pagamento de premiações superiores será feito nas agências da Nossa Caixa. Será emitido lote inicial de 4 milhões de bilhetes. Destes, 856.164 são premiados, o que dá em média um bilhete premiado em cada cinco emitidos.

O produto será vendido nas casas lotéricas do Estado de São Paulo e nas principais unidades da Secretaria da Cultura. Qualquer lotérica pode vender o bilhete. Basta cadastrar-se em uma agência da Nossa Caixa.

Arrecadação e investimentos

A Nossa Caixa venderá os bilhetes para as casas lotéricas por R$ 0,85, que repassará aos consumidores por R$ 1,00. Estima-se venda de 4 milhões de bilhetes ao mês, o que geraria uma arrecadação bruta de R$ 40,8 milhões por ano, com repasse de R$ 10,2 milhões para a Secretaria da Cultura.

O resultado líquido para repasse à Secretaria da Cultura será apurado por meio da dedução da arrecadação bruta de todas as despesas referentes à administração do produto. O dinheiro repassado para a secretaria será destinado para o financiamento de projetos culturais e não para projetos e/ou despesas de custeio da secretaria.

A escolha dos projetos será feita pela Comissão Especial de Programação Cultural, que será composta por 12 pessoas: seis técnicos da Cultura e seis representantes da sociedade civil de notória competência e relevância no universo cultural do Estado. Os integrantes não serão remunerados e terão mandato de dois anos, renovável por mais dois anos.

Campanha publicitária

A campanha, concebida pela agência Full Jazz foi realizada sem cobrança de cachê por alguns dos principais profissionais de cinema do País. O filme teve produção da Gullane Filmes, direção de Cao Hamburguer e Laís Bodansky, fotografia de Marcelo Durst e participação dos atores Regina Duarte, Umberto Magnani, Clarisse Abujamra, Chris Couto, Norton Nascimento, Danton Mello e Eduardo Mancini.

O comercial foi filmado em frente à Sala São Paulo, sede da Secretaria da Cultura, e será divulgado gratuitamente pelos principais exibidores de cinema do Estado. Outro parceiro importante na realização do filme foi a Kodak, que cedeu gratuitamente negativos para a filmagem e para a realização das cópias de cinema. Os spots de rádio devem ser gravados por Beatriz Segall, Paulo Goulart e Nicete Bruno.

Da Assessoria de Imprensa da Nossa Caixa
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)