Especial do D.O.: Projeto Pomar ensina jardinagem nas margens do Rio Pinheiros

Agora o cidadão comum pode participar do projeto

sex, 08/08/2003 - 10h30 | Do Portal do Governo

Agora o cidadão comum pode participar do Projeto Pomar – programa de recuperação das margens do Rio Pinheiros – , ajudando a plantar e preservar um trecho do jardim que a Secretaria Estadual do Meio Ambiente reservou para o trabalho dos voluntários. O espaço era exclusivo das empresas responsáveis por 18 lotes, num total de aproximadamente 28 quilômetros de margens.

Os novos parceiros cuidam do trecho do voluntário no qual, sob a orientação de monitores da Coordenadoria de Educação Ambiental, têm a oportunidade de participar do processo de criação de um jardim.
Segundo o coordenador do projeto, o geógrafo Dagoberto Meneghini, os interessados participam do curso durante 60 dias, de acordo com a disponibilidade de cada um. “Os voluntários aprendem as atividades de implantação de canteiro de paisagismo, e isso acaba funcionando como terapia”.

O projeto

O Projeto Pomar treina bolsistas da Frente de Trabalho e do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego do governo, em curso de nove meses, sob a responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e da Cetesb. “Todos aprendem o ofício de jardineiro e alguns saem qualificados para o mercado de trabalho”, diz Meneghini.

Durante o treinamento, são abordadas questões ambientais, como reúso de água, importância da vegetação nas grandes cidades e ecologia urbana. Mesmo quem não tem jeito para jardinagem pode participar, ajudando na divulgação do Projeto Pomar em escolas ou auxiliando na assistência aos bolsistas e seus familiares.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ambiente.sp.gov.br e não há limite de idade. Além de aprender a preparar o solo, plantar e cuidar das mudas, todos assistirão a palestras e participarão de visitas aos trechos ajardinados, com mais de 300 mil plantas de diversas espécies de porte arbóreo, arbustivo e herbáceo.

SERVIÇO
Os cursos são realizados na base do projeto, na Avenida Guido Calói, 551 – Marginal do Pinheiros

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)