Especial do D.O.: Projeto Mão na Massa oferece iniciação científica a alunos da rede estadual

Programa organiza visitas mensais na USP para alunos de 16 escolas da rede pública

seg, 08/09/2003 - 9h39 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação promove em parceria com a Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) o Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa. O programa organiza visitas mensais na USP para alunos de 16 escolas da rede pública estadual. Nos encontros, eles têm a possibilidade de complementar a formação escolar com os ensinamentos adquiridos nos laboratórios do câmpus.

Desde o início do programa, em agosto de 2001, a Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria (Cenp) realizou capacitações sobre o tema da água sob diferentes enfoques: ciclo da natureza, características, localização, poluição, tratamento, astronomia, solo, vegetação e fauna. O último encontro foi realizado na semana passada, na Estação Ciência da USP, na Lapa, zona oeste da capital.

O projeto de iniciação científica contribui para o processo de alfabetização, conhecimento de diferentes linguagens e construção de uma consciência cidadã entre os estudantes.

“Na verdade, o Mão na Massa favorece a organização do trabalho do professor na sala de aula e oferece mais segurança ao docente que não é especialista na área de Ciências. Ele se sente melhor preparado para desenvolver junto aos alunos a capacidade de observar fenômenos, elaborar hipóteses, experimentos e testá-los na prática. Ao mesmo tempo, desenvolve a habilidade de se expressar oralmente e pela escrita’, disse Eleuza Guazzelli, coordenadora do projeto.

Além das capacitações, há também o acompanhamento nas escolas durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) e um plantão de dúvidas na Estação Ciência.

Parceria Estado e município

O projeto Mão na Massa foi criado em Paris no ano de 1992. No Brasil, desenvolveu-se a partir de parceria entre as Secretarias de Educação Estadual e municipal de São Paulo com pesquisadores da Estação Ciência e Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da USP. Diferente dos métodos tradicionais, o programa promove experiências científicas ligadas ao cotidiano do aluno.

Para a instalação do programa no Brasil, os especialistas se inspiraram no Projeto Lamap, da Academia de Ciências de Paris. O grupo francês de organização do “La main à la pâte” – Mão na Massa – criou um site internacional para ampliar o intercâmbio entre professores que desenvolvem esta idéia em suas escolas – www.mapmonde.org.

O site foi lançado em junho. Na oportunidade, foi realizada uma competição entre classes de estudantes belgas, brasileiros, colombianos, canadanses, egípcios, marroquinos e franceses. O objetivo era a criação de uma estrutura articulada usando apenas 100 canudos e 100 clipes.

No Brasil, as escolas estaduais Professor Andrelino Vieira e Péricles Soares, do município de São Carlos, foram as vencedoras. Os premiados receberam um jogo de sete balanças fabricadas pelo Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC) de São Carlos e um diploma assinado por Georges Charpak, prêmio Nobel de Física, e pelo presidente da Academia de Ciências de Paris.

Luciane Salles
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação

(AM)