Especial do D.O.: Projeto Gráfica-escola forma 19 jovens na profissão de auxiliar gráfico

Diplomas foram entregues ontem, em cerimônia no Teatro Arthur Azevedo

qui, 21/11/2002 - 10h31 | Do Portal do Governo

Em clima de festa e otimismo, 19 jovens egressos da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-SP) receberam na noite desta quarta-feira, dia 20, no Teatro Arthur Azevedo, o certificado de conclusão do curso de auxiliar gráfico. O orador da turma resumiu os sentimentos do grupo. “Esta aqui é nossa vitória! Agora temos perspectiva de vida e estamos em fase de buscas e da reconquista de nossa dignidade.”

“Sinto orgulho e esta noite ficará guardada para sempre comigo”, falou emocionada a menor T.L.Y. Seu colega A.C.B. disse: “Minha vida inteira mudou, do meu jeito de falar até agir com ética e respeito na convivência com as pessoas.” Ambos têm 17 anos e estão reintegrados à sociedade.

Parcerias

Essa é a terceira turma de formandos do projeto Gráfica-escola que, além de conceder diploma, fará anotação na carteira de trabalho atestando capacidade para exercer o ofício. Outros alunos dos cursos anteriores estão empregados. O programa, pioneiro no País, nasceu da parceria entre a Imprensa Oficial do Estado, a Febem, o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e o Sindicato dos Gráficos.

A solenidade de formatura teve a presença de familiares e amigos dos formandos e representantes das organizações comprometidas. Ricardo Guimarães, da Imprensa Oficial, afirmou: “O projeto veio para ficar e esse evento representa o começo de um futuro promissor para cada um de vocês.”

Para a presidente da Febem, Maria Luiza Granado, o projeto traz boas perspectivas para esses jovens. “Eles passam a acreditar na vida ao ver uma porta abrindo-se e começam a perceber que podem concorrer no mercado de trabalho.”

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.