Especial do D.O.: Projeto Ação Jovem garante a inserção de jovens carentes

Meta do Governo do Estado é beneficiar 10 mil jovens, ainda em 2004, na região metropolitana da Grande SP

seg, 28/06/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

Há dois anos procurando emprego, Wágner parou os estudos na oitava série. Aos 22 anos, já trabalhou como ajudante de pedreiro e vive com os pais e três irmãos (em breve serão quatro) no Jardim São Remo, bairro carente ao lado da Cidade Universitária, Zona Oeste da Capital. Ele é um dos inscritos no Ação Jovem, projeto do governo do Estado que será lançado segunda-feira, dia 28, e cujo objetivo é garantir a inserção de jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com ensino fundamental incompleto, no sistema regular de ensino, mediante apoio financeiro temporário.

Desenvolvido pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), em parceria com outras secretarias, órgãos estaduais e organizações da sociedade civil, o projeto pretende beneficiar os moradores de regiões com alta vulnerabilidade e concentração de pobreza. A meta é beneficiar 10 mil jovens, ainda em 2004, abrangendo, inicialmente, a região metropolitana da Grande São Paulo. Vai englobar áreas nos bairros de AE Carvalho (zona leste), Vila Penteado (zona norte), Jardim Arpoador (zona oeste), Santo Amaro (zona sul), entre outros.

Pesquisa realizada pelo IBGE em 2002, cujos dados foram processados pela Fundação Seade, aponta a existência de cerca de 1,1 milhão de jovens, de 15 a 24 anos, que não completaram o ensino fundamental no Estado de São Paulo. São quase 453 mil na região metropolitana da capital. “A nossa prioridade, agora, é identificar esses jovens e oferecer uma bolsa para que terminem o ensino fundamental. Queremos, ainda, fornecer a esses jovens capacitação profissional”, afirma a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro.

Para participar do projeto, os jovens, além de viverem em bolsões de pobreza e não terem concluído o ensino fundamental, precisam estar fora da escola e ter idade entre 15 e 24 anos, faixa etária mais penalizada pela falta de oportunidades de trabalho e pela violência urbana. Prioritariamente serão selecionados os pertencentes a famílias com renda de até um salário mínimo.

O projeto inclui, também, os que estão em regime de liberdade assistida. O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que esses jovens devem ser inseridos em programas oficiais ou comunitários de auxílio e assistência social; empenhados na sua profissionalização e colocação no mercado de trabalho.

Possibilitar a eles a inclusão social é um dos principais objetivos do Ação Jovem, além de oferecer atividades culturais, esportivas e de lazer; ao lado de ações que os capacitem para o mundo do trabalho.

Os selecionados deverão, obrigatoriamente, matricular-se em curso de ensino fundamental, ou de educação de jovens e adultos, da rede pública. Terão, ainda, suas famílias inseridas no Cadastro Pró-Social do Estado de São Paulo, sistema que contém os programas e projetos desenvolvidos pelos governos municipal, estadual e federal, bem como as ações sociais realizadas pelas organizações e instituições privadas e do terceiro setor. Mensalmente receberão subsídio financeiro de R$ 60,00 por meio de cartão eletrônico, emitido, em seu nome, pelo Banco Nossa Caixa.

A participação no projeto será pelo prazo de 12 meses, permitida a prorrogação uma única vez, por igual período, mediante avaliação de resultados. Serão observados, por exemplo, a freqüência do jovem no curso e nas demais atividades propostas.

O Ação Jovem oferecerá, ainda, cursos profissionalizantes de habilidades gerais para o trabalho, com ênfase em atividades com demanda de mercado, mediante parcerias do Estado com entidades participantes da Rede Social São Paulo (que integra e articula ações sociais, evitando, por exemplo, a superposição de iniciativas, buscando a atuação conjunta de diferentes áreas do governo, de organizações da sociedade civil e do empresariado).

O projeto prevê também atividades culturais, recreativas e de esporte e lazer, em unidades de atendimento financiadas pelo Estado ou por órgãos e entidades parceiros do projeto, bem como isenção do pagamento de tarifas nos serviços de transporte coletivo urbano de responsabilidade do Estado.

Locais para inscrição na Capital

  • CDC Enturmando Vila Ré
    Tel. 6684-3601

  • Enturmando Circo-escola Águia de Haia – A.E. Carvalho
    Tel. 6280-3122

  • Enturmando Circo-escola São Remo – Jardim São Remo
    Tel. 3765-0459

  • Circo-escola Enturmando Vila Penteado
    Tel. 3981-0988

  • AEB Núcleo Profissionalizante Pérola Byington – Jardim Arpoador
    Tel. 785-3620

  • Associação Evangélica Beneficente – Jabaquara
    Tel. 5021-6222

  • Educandário Dom Duarte – Jardim Arpoador
    Tel. 3782-0769

  • Clube da Turma Santa Terezinha – Santo Amaro
    Tel. 5676-2891

  • Clube da Turma M’Boi Mirim – Jardim Ângela
    Tel. 5831-5662

  • Enturmando Grajaú
    Tel. 5973-6459

    Paulo Henrique Andrade
    Da Agência Imprensa Oficial

    (AM)