Especial do D.O.: Programa permite a alunos de escolas estaduais aprenderem outros idiomas

Centros de Estudo de Línguas do Estado atendem, por semestre, cerca de 50 mil alunos

ter, 22/06/2004 - 12h27 | Do Portal do Governo

A oportunidade de conhecer outra língua, além do inglês que faz parte do currículo escolar, está aberta aos estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede estadual. Criados pelo Decreto 27.270, de 10 de agosto de 1987, os 77 Centros de Estudo de Línguas (CELs) no Estado de São Paulo atendem, por semestre, cerca de 50 mil alunos. Possibilitam aos adolescentes a chance de desenvolver novas formas de expressão lingüística e enriquecimento do currículo.

O programa da Secretaria de Estado da Educação é, também, um incentivo para que os jovens tenham acesso a outras culturas, além de ampliar as suas habilidades para que sejam inseridos no mercado de trabalho.

Os idiomas oferecidos são: espanhol, francês, italiano, alemão e japonês. Os cursos compreendem seis estágios semestrais, em dois níveis. As aulas, quatro por semana, de 50 minutos cada, ocorrem fora do horário das aulas e nos fins-de-semana.

A iniciativa já proporcionou a dois alunos do ensino médio viagens para a França, custeadas pelo consulado francês.

Atraídos pelos gibis (mangás), games e desenhos que hoje invadem o cinema e a tevê, a busca das crianças e adolescentes pelo curso de língua japonesa teve aumento significativo, principalmente no bairro de Vila Mariana, zona sul da capital paulista, local de grande concentração da comunidade nipônica.

Os estudantes interessados podem obter os endereços dos CELs nas escolas da rede estadual.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)