Especial do D.O.: Professores de Educação Física vão aprender técnicas de meditação

Atividade diminui o estresse diário e melhora desempenho escolar

qua, 19/11/2003 - 12h18 | Do Portal do Governo

A partir do dia 1º de dezembro, 2 mil professores de Educação Física da rede estadual de ensino receberão treinamento em técnicas de meditação chinesa. Finalidade é auxiliar seus alunos na diminuição do estresse diário e na melhoria do desempenho escolar.
O convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil foi assinado dia 11.

O curso será ministrado para 200 educadores por semana. Assistentes técnico-pedagógicos de Educação Física das 89 Diretorias de Ensino também poderão participar. A previsão é de que a capacitação seja concluída até o início do ano letivo de 2004.

Os profissionais receberão aulas de meditação e terapêutica tradicional chinesa baseadas em Lien Chi. Curso terá duração total de 25 horas, intercalando teoria e prática. O coordenador do projeto e os assistentes (indicados pela secretaria), atuarão como multiplicadores. A secretaria pretende pôr à disposição a Rede do Saber para que as atividades sejam divulgadas por meio do sistema de teleconferência.

Base da educação

A qualificação deverá ser estendida para o ano que vem a fim de que todos os professores de educação física da rede estadual possam ser atendidos. O secretário da pasta, Gabriel Chalita, disse que os adolescentes têm variação de comportamento em razão das mudanças físicas pelas quais passam: ‘Este projeto permitirá que os jovens se conheçam melhor e encontrem um certo equilíbrio. A educação no mundo estava esquecendo o esporte e as artes, que eram a base do processo educativo grego, egípcio, enfim oriental’. Afirmou, ainda, que a introdução dessas técnicas na rede ajudará no desenvolvimento da auto-estima dos estudantes.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação
Da Agência Imprensa Oficial