Especial do D.O.: Primeiro museu de história criado em São Paulo completa 80 anos

Museu abrigou a reunião de republicanos que lançou bases para a queda da monarquia

qui, 17/04/2003 - 9h15 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Nesta sexta-feira, dia 18, o Museu Republicano “Convenção de Itu” completa 80 anos de existência. Inaugurado no mesmo dia da comemoração do Cinqüentenário da Convenção de Itu, em 18 de abril de 1923, foi o primeiro museu de história criado pelo governo do Estado de São Paulo.

No início da década de 1920, o Partido Republicano Paulista (PRP) iniciou uma campanha com o objetivo de convencer o governo paulista a comprar a casa em Itu onde tinha sido realizada a Convenção Republicana de 1873. Essa reunião é considerada o momento mais importante do processo de consolidação do movimento republicano, nos anos finais da monarquia.

Quando Washington Luís assumiu o governo do Estado, a idéia do museu virou realidade. Em 29 de dezembro de 1921, autorizou a compra do antigo Solar dos Almeida Prado, destinando-o a “guardar os objetos e documentos que se relacionem com a propaganda e com a proclamação da República”. O negócio custou aos cofres públicos a importância de 40 contos de réis.

Instalado, ele ficou subordinado ao Museu Paulista, como o setor da instituição dedicado à história da República. Com o Museu Paulista no status de instituição complementar, ligou-se à Universidade de São Paulo, em 1934, e a ela integrou-se definitivamente pela Lei 7.843, de 11 de março de 1963.

Acervo

O acervo guarda objetos, documentos iconográficos e textuais que pertenceram ou estão ligados aos ‘convencionais’, como ficaram conhecidos aqueles que participaram da Convenção Republicana. São objetos pessoais, mobiliário, inclusive a mesa usada na reunião e obras de arte.

O museu tem uma biblioteca com um acervo estimado em aproximadamente quatro mil volumes entre livros e teses e 142 títulos de periódicos abrangendo a temática do museu, além de 23 títulos de jornais. Fazem parte desse acervo cerca de dois mil volumes pertencentes à Biblioteca Prudente de Morais, doada na década de 20 por familiares do primeiro presidente civil do Brasil.

Na visita ao museu é possível conhecer aspectos importantes da vida política, cultural e social do período conhecido como ‘República Velha’, e ver a sala onde se deu a reunião que desencadeou o movimento que iria modificar os destinos do País.

Prédio pertenceu aos fazendeiros Almeida Prado

O sobrado que abriga o Museu Republicano foi construído em meados do século 19, pelos irmãos Carlos e José Vasconcelos de Almeida Prado, ambos fazendeiros. Erguido em taipa de pilão e pau- a-pique, o casarão de dois andares é um exemplar da ‘arquitetura do café’, um dos sobrados mais significativos do patrimônio arquitetônico da cidade.

Ao longo do tempo, o edifício sofreu inúmeras intervenções de reformas. A primeira delas em 1867, quando perdeu o largo beiral da fachada principal, na ocasião substituído por platibanda, e recebeu o revestimento de azulejos portugueses, que conserva até hoje.

Esforços para preservação do edifício surgiram logo depois da proclamação da República em 15 de novembro de 1889, com as ações pela preservação da memória do Movimento Republicano.

Comprada pelo governo do Estado, a casa foi entregue a Afonso D’Escragnolle Taunay para ser reformada e adaptada ao novo uso. Para organização do museu, Taunay – que era diretor do Museu Paulista – determinou algumas reformas dentro do código de obras da época, observando as exigências sanitárias e de iluminação. Alguns ambientes perderam sua estrutura original.

Concluída a obra, no cinqüentenário da Convenção de Itu, Washington Luís inaugurou o museu, numa solenidade a que compareceram representantes de todos os municípios, que haviam participado da Convenção de 1873, deputados do PRP, secretários de Estado, historiadores, jornalistas e escritores.

Taunay procurou reunir no Museu Republicano um acervo homogêneo, adquirindo peças e documentos por encomenda, compra ou doação, além de transferir objetos e documentos do Museu Paulista. No ano passado, o prédio passou por nova reforma, sendo reinaugurado em dezembro, quando também foi restaurado todo o acervo de Prudente de Morais. O casarão tem 12 salas na parte superior e quatro na parte térrea, onde se localizam, também, a área de administração e a biblioteca.

SERVIÇO
Museu Republicano Convenção de Itu
Rua Barão do Itaim, 67 – centro
Telefone (011) 4023-0240
Sites: www.mp.usp.br/mr e www.itu.com.br
Funcionamento:
De terça a sábado, das 10h às 16h45
Domingo, das 9h às 15h45
No feriado de Páscoa estará aberto apenas na sexta-feira.
Entrada: grátis

(AM)