Especial do D.O.: Polícia Militar orienta jovens nas escolas

Programa busca integração com escolas e comunidade na prevenção ao crime, às drogas e à violência

ter, 18/02/2003 - 12h23 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Assuntos Municipais e Comunitários (Damco) e Divisão de Apoio a Programas Educacionais (Dape), iniciou nesta segudna, dia 17, o primeiro curso na Capital para formação de orientadores do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

A iniciativa faz parte do Programa de Polícia Comunitária na Prevenção da Violência Escolar a partir de modelo criado em 1979 em Miami (EUA), mantido e administrado pela sociedade, buscando integração entre polícia, escolas e comunidade na prevenção do crime, das drogas e da violência.

Os futuros orientadores são 60 policiais das unidades da PM da Grande São Paulo que passarão duas semanas aprendendo o programa com um grupo de psicólogos, psiquiatras, pedagogos e policiais que já conhecem o JCC e que fizeram o curso com os policiais norte-americanos. A carga horária é de 80 horas/aula.

Para a coronela Laudinéia Pessan de Oliveira, diretora da Damco, o objetivo de se instalar o programa e depois disseminá-lo para outras regiões do Estado e do País é dar à juventude a oportunidade de tornar-se parte da solução em vez do problema. “No JCC o trabalho de resgate social será organizado pelos próprios jovens, para diminuir e até acabar com as brigas, pichações, ações de gangues, consumo de drogas, lícitas e ilícitas, entre outras.”

O JCC chegou no Brasil há aproximadamente três anos e foi instalado primeiramente na região de Bauru e depois Ribeirão Preto. Há seis meses a Damco assumiu o projeto, iniciando o treinamento de orientadores na capital.

Durante o curso os policiais serão analisados na capacidade de trabalhar com os estudantes. Devem preencher algumas exigências para participar do treinamento, como desenvoltura para falar em público, não fumar, saber tratar com adolescentes e ter bom comportamento. Concluindo o curso, cada policial terá condições de atender pelo menos quatro escolas, o que representará cerca de 240 escolas com o programa JCC.

Parcerias cidadãs

A Polícia Militar pretende buscar parcerias de empresas que possam dar suporte financeiro e colocar à disposição profissionais especializados para a realização do programa. Para a coronela, a escola deve ser parte integrante da comunidade, onde todos adotam posturas e ações capazes de torná-la ambiente saudável e propício para a freqüência de bons cidadãos. “Nesse contexto, as empresas devem ver os estudantes como futuros profissionais e/ou consumidores.”

Outra meta para o programa em andamento será o intercâmbio com outros grupos JCC para trocas de experiências e também intercâmbio com o grupo norte-americano, que deu origem ao curso.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial