Especial do D.O.: PM usa seu cérebro administrativo para aproximar-se da comunidade

Com sistema desenvolvido, Centro de Despesa de Pessoal da PM conta atividades de todo o contingente

seg, 22/12/2003 - 11h14 | Do Portal do Governo

Imagine uma prefeitura com uma população de 130 mil habitantes, onde cada cidadão tem uma situação específica para ser atendida. E que todo mês, rigorosamente, essa prefeitura tenha de prestar contas, precisas e atualizadas, para seus cidadãos ou seus parentes. É mais ou menos isso que acontece com o Centro de Despesa de Pessoal (CDP) da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Distribuídas por todo o Estado, 640 unidades enviam as informações que serão processadas. ‘São folgas, tempo de serviço e mais uma série de informações individuais que precisam estar disponíveis no tempo e na forma correta’, afirma o tenente coronel Vanderlei de Mello, diretor do CPD. Responsável por tarefas como planejamento, controle, execução e fiscalização de todo o processamento da folha de pagamento da Polícia Militar, que conta com 92.754 policiais na ativa e 37.191 inativos, o CDP movimenta mensalmente valores em torno de R$ 240 milhões.

Com a implantação do Programa de Qualidade e de Produtividade, a partir de 1999, a unidade recebeu investimentos para programas de modernização tecnológica e capacitação de pessoal. “Todo sistema utilizado atualmente foi desenvolvido por 12 funcionários de carreira na Polícia Militar”, informa o chefe do CDP, tenente coronel Julio Antonio de Freitas Gonçalves. Em 2001, o Centro conquistou a certificação ISO 9001 de Qualidade. “Dentre as PMs do País, o CDP de São Paulo é pioneiro nessa certificação”, diz o tenente coronel Freitas. No mesmo ano, esteve entre os finalistas do Prêmio Qualidade da Polícia Militar.

No processo de mudanças, a que foi considerada como a mais importante está relacionada ao estabelecimento de canais de comunicação mais eficientes com o público interno. “Agora todo policial ou pensionista tem acesso às informações sobre seus vencimentos via internet e os holerites dos inativos passaram a ser enviados para as suas residências”, afirma o tenente coronel Vanderlei de Mello.

Ações com a comunidade

‘Conhecendo a Comunidade’ é um programa voluntário, realizado por profissionais do CDP com o objetivo de aproximar a Polícia Militar e a comunidade, orientando jovens e crianças. Todo o efetivo do CDP, direta ou indiretamente, contribui para que as ações tenham êxito, como conta a coordenadora do programa, a segundo tenente Rosana Aparecida da Nóbrega Faraguti.

Entre as ações desenvolvidas pela equipe de voluntários do Centro está a festa realizada em agosto do ano passado, junto à comunidade do Canindé, em parceria com a Associação Gastronômica e Cultural Folclórica Boliviana Padre Bento, com a realização de jogos, gincanas, shows, pintura, reunindo um público estimado de mil pessoas, sendo 300 crianças.

A equipe também prestou apoio ao Grupo S.O.S Voluntários, na Favela Flamingo, localizada no Jardim Peri, zona norte de São Paulo onde foram realizadas várias brincadeiras, jogos e entrega de brinquedos e lanches a aproximadamente 900 crianças. Fez, ainda, campanha relâmpago de arrecadação de agasalhos, calçados e alimentos, e auxiliou os desabrigados dos 40 barracos destruídos pelo incêndio que tomou conta da Favela Sucupira, localizada próxima à Favela Flamingo.

No Orfanato ‘Casa da Criança Feliz’, três equipes mobilizaram esforços: a primeira, conduziu as crianças até as unidades da Polícia Militar, para que pudessem conhecer as atividades do Comando de Operações Especiais, Corpo de Bombeiros e Canil; a segunda, no caminhão, ficou responsável pelo recolhimento de materiais previamente doados, em quatro bairros diferentes, levando-os até o orfanato; e a terceira equipe permaneceu na entidade, onde efetuou vários reparos nas instalações, decorou o salão com balões e fitas coloridas, confeccionou doces e bolos e organizou a festa de encerramento, com shows de mágico e música.

O grupo prestou apoio ao Graapo, grupo de voluntários da Empresa de Correios e Telégrafos, durante a entrega de alimentos a moradores de rua. Participou da campanha de arrecadação de roupas e calçados para repasse ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, à Casa de David Tabernáculo Espírita para Excepcionais e ao Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer ‘Cândida Bermejo Camargo’.

A festa de Natal do ano passado ficou na memória. Foi realizada na Praça Kantuta, com a feira típica da comunidade boliviana. Na ocasião, foram promovidas atividades de pintura, gincanas, danças e shows, a um público estimado em 3 mil pessoas, com distribuição de 480 brinquedos para as crianças.

Joice Henrique
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)