Especial do D.O.: Pirapora do Bom Jesus vira capital do samba de bumbo

Secretária Cláudia Costin e o prefeito do município se encontram para discutir implantação de projeto cultural

qui, 13/03/2003 - 9h36 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura


A secretária da Cultura, Cláudia Costin, e o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Raul Bueno, se encontram nesta quinta-feira, dia 13, às 17 horas, na sede da secretaria em São Paulo para discutir a implantação de projeto cultural. Um dos objetivos é consolidar o município como berço do tradicional samba de bumbo paulista. A possibilidade de futura parceria prevê também, o desenvolvimento de atividades nas áreas de teatro, música, balé, pintura e artesanato.

Na ocasião, o prefeito deverá enfatizar que os estudos do antropólogo da USP, Marcelo Manzatti, indicam que desde o século 19, Pirapora do Bom Jesus é o berço do samba de bumbo paulista praticado pela comunidade negra.

O município pretende construir centro cultural para retomar a tradição dos encontros e incorporar ao acervo, documentação pertencente à Universidade de São Paulo, que inclui fotografias e estudos da comunidade da região.

Será discutida a continuidade do Projeto Guri em parceria do município com a Secretaria da Cultura. Estudarão também a implantação de cursos extra-escola que abrangem pintura a óleo e acrílico, teatro, fotografia, história em quadrinhos, balé, dança e jazz, além do Projeto Arquimedes, que engloba oficinas culturais de circo, banda e música.

(AM)