Especial do D.O.: Parceria entre Cepam e ECA põe dez bibliotecas municipais em rede

Objetivo é melhorar a capacidade de atendimento e informação aos freqüentadores

seg, 20/10/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Bibliotecários de diferentes municípios de São Paulo agora poderão discutir seus problemas pelo site www.bibliotecacidade.sp.gov.br. O objetivo é melhorar a capacidade de atendimento e informação aos freqüentadores. O serviço é resultado de parceria entre a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) e a Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo.

A principal atração do site é o guia com mais de 400 endereços eletrônicos de instituições, empresas e demais organizações dos setores públicos e privados que oferecem conteúdo para trabalhos escolares e de outros interessados em pesquisa. Sílvia Salgado, da Cepam, ressalta a importância do guia como ferramentas de busca, páginas direcionadas à pesquisa escolar, atlas e dicionários. ‘Há pessoas que conhecem sites apenas superficialmente, sem saber que eles trazem informações úteis para pesquisar qualquer tema.’

Disponível na rede

Sílvia explica que o endereço, disponível a qualquer interessado, pode ser usado pelo bibliotecário na hora de sugerir fontes extras de informação para o público. ‘É também uma forma de levar a internet a funcionários de bibliotecas públicas.’ Durante o desenvolvimento do projeto, a Cepam ofereceu curso de capacitação técnica para 30 funcionários, de 10 bibliotecas municipais da Grande São Paulo, que conheceram a relevância do programa. ‘Notamos que muitos bibliotecários não sabiam sequer navegar na internet, ferramenta indispensável atualmente para o trabalho deles.’

Sistema em rede

As 10 bibliotecas municipais, participantes do projeto por meio de rede, são de Barueri, Cajamar, Carapicuíba, Embu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba. A Biblioteca Ivan Fleury Meirelles, da Cepam, funcionou como administradora técnica do sistema.

O projeto, chamado BibliotecaCidade: um fórum da Biblioteca Pública, foi idealizado por profissionais da Cepam, em 2000. Para conseguir verba da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na linha de crédito denominada Políticas Públicas, eles firmaram parceria com a ECA.

Nesta modalidade de recursos, a Fapesp solicita a presença de uma instituição pública de ensino superior. A coordenação com a Fapesp ficou a cargo do vice-diretor da ECA, Luiz Milanesi, e a parceria com as cidades metropolitanas teve início no final do ano passado.

Construção do site

Em 2001, a Fapesp liberou RS 88,5 mil. A verba foi utilizada na aquisição de computadores para a pesquisa de conteúdo das centenas de endereços eletrônicos que vieram a fazer parte do guia, e também na compra de micros para as bibliotecas municipais e na construção do site. ‘Solicitamos, ainda, aos prefeitos que aparelhassem as bibliotecas de suas cidades, principalmente com linhas telefônicas, para receber os micros com internet.’

Como o projeto é piloto, é possível que outras bibliotecas do Estado de São Paulo entrem na rede, embora possam acessar o site sem o vínculo de parceria. ‘Mas é importante pertencer ao programa, assim os bibliotecários terão sempre um canal importante para o trabalho cotidiano, bem como poderão se integrar a outros colegas de profissão, trocando experiências’, justifica Sílvia.

SERVIÇO
Outras informações: www.bibliotecacidade.sp.gov.br

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)