Especial do D.O.: Obra recupera trajetória de 30 anos do Salão de Humor de Piracicaba

Livro será lançado na próxima segunda, dia 31, às 11 horas, no Memorial da América Latina

qui, 27/05/2004 - 13h24 | Do Portal do Governo

Criado em plena ditadura militar, quando o País vivia dias de autoritarismo e censura, o Salão de Humor de Piracicaba cresceu e consolidou-se, embalado pela irreverência e ousadia, e hoje é considerado um dos grandes eventos do humor mundial. O livro Piracicaba 30 Anos de Humor recupera essa trajetória com depoimentos e reproduções dos trabalhos premiados, e será lançado dia 31, às 11 horas, no Memorial da América Latina (pavilhão da criatividade). A obra é resultado de parceria entre a Imprensa Oficial e o governo do Estado de São Paulo.

No mesmo dia e espaço, será inaugurada a exposição com 30 cartazes e cerca de 50 trabalhos premiados do salão, retratos da vitalidade do humor como forma poderosa de contestar o que é imposto. O público poderá visitar a mostra até o dia 4 de julho. Haverá a apresentação do cartaz do 31º Salão de Humor de Piracicaba, evento programado para agosto, nessa cidade.

Uma das atrações da exposição será o Mural do Canecão: painel em lona de 31 metros de largura por 4 metros de altura e 180 metros quadrados de área impressa, pintado por Ziraldo em afresco, em 1967, foi destruído na transformação do Canecão em casa de espetáculos. Há três anos, a empresa Bureau Digital Bandeirante, tradicional no ramo de impressão, conseguiu recuperá-lo para o 28º Salão.

Quem for ao Memorial poderá conhecer parte do acervo do Salão de Humor, que inclui 50 obras (das 300 em desenhos originais), cartazes de cada ano, informações sobre o salão (impressas em plotter) em forma de bunners didáticos, autógrafos, bilhetes, atas e súmulas de julgamento do júri do primeiro evento e outras preciosidades.

Durante um mês, várias atividades organizadas por Paulo Caruso e a equipe do Memorial da América Latina serão realizadas no local, sempre às quintas-feiras, às 11 horas. As palestras abordarão temas atuais como os novos meios para difusão do humor, direito autoral na área gráfica e meios audiovisuais, os salões desse gênero no Brasil e no mundo. Dia 5 de junho haverá show de música e espetáculo humorístico, com entrada franca, no auditório Simón Bolívar.

Importância histórica

O presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquéres, lembra que o Salão de Humor significou nova e fundamental trincheira de resistência ao regime de exceção da época: “O seu sucesso faz pensar no papel desempenhado na mudança de costumes e instituições a partir de linguagem irreverente do humor. O trabalho desses artistas contribuiu para transformar os países e, certamente, o Brasil será muito melhor se continuar contando com os traços afinados e destemidos de seus cartunistas”.

Saber preservar a essência e o significado nesses 30 anos de atividades é o destaque que o prefeito de Piracicaba, José Machado, dá à obra: “Adultos, hoje somos um salão com a experiência que só o tempo sabe conceder. Influenciamos gerações, estimulamos o surgimento de novos salões e exposições semelhantes. Ajudamos a escrever ou a ilustrar uma parte importante da história recente desta e de outras nações”.

Três décadas

O cartunista Paulo Caruso, organizador do evento, comenta a importância desse lançamento. “A obra registra o acervo dos trabalhos premiados ao longo de três décadas do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e, a partir de agora, teremos mais transparência. Artistas, jornalistas, produtores culturais e críticos de arte terão material para avaliar a contribuição do humor aos tempos em que vivemos.”

Para o cartunista, o salão sempre foi a resposta bem-humorada ao cerceamento da liberdade de expressão desde os anos 70: “Ele conquistou ao longo da sua trajetória caráter revelador de novos talentos e alternativa ao mercado de trabalho restrito na imprensa, além de nos ajudar a enxergar o mundo pela ótica do humor. A abertura no Leste Europeu, a crise nas identidades nacionais com o fim da Cortina de Ferro, a liberação sexual, a globalização e a tensão pós 11 de setembro estão refletidas nessa pequena mostra que o Memorial da América Latina exibirá a partir de segunda-feira”.

SERVIÇO:
Exposição e lançamento do livro Piracicaba 30 Anos de Humor será dia 31, no Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina – Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – portão 12 – telefone 3823-4686
Com 232 páginas, a obra custa R$ 80,00 e pode ser adquirida em livrarias, pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800-123 401 ou pelo site www.imprensaoficial.com.br link livraria virtual

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)