Especial do D.O.: Obra mostra a importância da arte como ferramenta de inclusão social

Publicação é resultado de parceria da Imprensa Oficial do Estado e a Edusp

qua, 22/10/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo

O livro “Deslocamentos: Experiências de Arte-educação na Periferia de São Paulo”, da artista plástica e educadora Nair Kremer, revela a importância de desencadear e orientar processos criativos nas crianças e jovens, por meio de caminhos artísticos e culturais. A publicação resulta de parceria da Imprensa Oficial do Estado e a Edusp, contém 264 páginas e será lançada sábado, dia 25, a partir das 11 horas, no pátio interno da Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, no 2 – centro). Nair Kremer é educadora, professora de História da Arte, orientadora de jovens artistas, arte-terapeuta, e artista plástica reconhecida internacionalmente.

Para a publicação, Nair e equipes locais engajaram-se em programas sociais de arte-educação durante três anos em duas áreas carentes de São Paulo (Parque Santo Antônio e Grajaú, ambas na zona sul da cidade). Há relatos dos processos criativos, das obras produzidas e das reações dos 800 adolescentes de 13 a 17 anos que participaram da ação. ‘Minha intenção é mostrar que as crianças da periferia têm os mesmos valores que as outras’, diz a autora.

Processos criativos

Nair recorda que, quando começou a atuar nos projetos, não tinha o objetivo de escrever um livro. Dois anos depois, constatou que o trabalho desenvolvido era muito enriquecedor. ‘Queria que mais pessoas vissem esses resultados.’ Ela conta que nesse momento recebeu bolsa da Vitae, uma associação sem fins lucrativos, que apóia projetos na área de educação e cultura. A partir daí iniciou as pesquisas e a produção de textos para o livro.

A obra está dividida em quatro seções: a primeira faz uma apresentação do trabalho de arte-educação realizado na instituição conhecida como Casa do Zezinho, no Parque Santo Antônio. A segunda trata da experiência com o Projeto Anchieta, realizado no Grajaú, no qual também foi aplicada a mesma metodologia. A terceira seção discorre sobre a formação de monitores, destacando a importância da capacitação dos recursos humanos disponíveis nos projetos. A quarta e última seção, Leituras para Reflexão, apresenta quatro artigos que tratam do tema ‘Processos Criativos’.

Com sua experiência profissional, a autora sugere a melhor forma de utilizar a arte na educação. ‘O fazer criativo e o fazer artístico autênticos, ministrados pela arte-educação, têm a capacidade de auxiliar os seres humanos de maneira efetiva e permanente na superação da alienação social e da exclusão psicológica.’

SERVIÇO
Lançamento do livro Deslocamentos: Experiências de Arte-educação na Periferia de São Paulo, de Nair Kremer.
Data: dia 25 (sábado)
Horário: a partir das 11 horas
Local: pátio interno da Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, no 2 – centro).

Viviane Gomes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)