Especial do D.O.: Museu Geológico comemora 35 anos como centro nacional de referência

Instituição possui valiosa coleção de minerais e rochas, além de fósseis de dinossauros descobertos no Brasil

ter, 24/12/2002 - 11h23 | Do Portal do Governo

No dia 28 de novembro, o Museu Geológico Valdemar Lefèvre completou 35 anos de existência. Entre as atividades comemorativas do evento, destacou-se o lançamento do Guia do Museu Geológico: três décadas e meia em prol das geociências. Pertencente ao Instituto Geológico, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a instituição é considerada centro nacional de referência em geociências e educação ambiental desde sua fundação, em novembro de 1967.

O museu formou-se a partir do acervo da Comissão Geográfica e Geológica (CGG), que fora criada em 1886 para conhecer e mapear o território paulista, em função da expansão da cafeicultura e do acelerado desenvolvimento econômico da então Província de São Paulo. Em sua fase inicial de atuação, que se estendeu até 1910, a CGG desenvolveu estudos relevantes para o processo de ocupação territorial de São Paulo. Entre os realizadores desses trabalhos, destacaram-se Teodoro Sampaio e Albert Loefgren, responsáveis por minuciosos levantamentos climáticos, geomorfológicos, hidrográficos e dos solos do interior paulista.

Minerais do mundo inteiro e dinossauros brasileiros

O acervo do museu, que ocupa uma área de 500 m², contém exemplares de minerais, rochas e fósseis, além de objetos e documentos históricos. Nele destacam-se o mapa geológico do Estado, com amostras de rochas do substrato paulista; fósseis da Era Mesozóica, com registros de dinossauros brasileiros; e uma coleção com mais de 500 amostras de minerais dos mais variados pontos do globo, organizada pelo mineralogista alemão Theodore Krantz. As coleções montadas por esse pesquisador são exibidas nos principais museus de mineralogia do mundo, e a do Museu Geológico é a única existente no Brasil.

O material em exposição na seção de dinossauros brasileiros foi coletado em sítios paleontológicos do oeste paulista, na região situada entre Bauru e o Estado do Mato Grosso do Sul. Além de ossos e outros vestígios de espécies identificadas, como dinossauros herbívoros e carnívoros, os visitantes podem admirar um painel ilustrativo com informações sobre os titanossauros. Estes grandes répteis, que chegavam a atingir 12 metros de comprimento, viveram em um período compreendido entre 230 milhões e 65 milhões de anos atrás, a chamada Era Mesozóica.

Contato direto

Para tornar o seu acervo conhecido pelo público, especialmente por estudantes, o Museu Geológico programa visitas de alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado. Nesses encontros, as informações são transmitidas por meio das chamadas “oficinas de sensibilização”, durante as quais os estudantes, além de tomarem conhecimento de assuntos ligados às geociências e à questão ambiental, são estimulados a ter contato direto com os materiais expostos, pois têm a possibilidade de manusear as peças de uma coleção didática de rochas, minerais e fósseis.

As práticas desenvolvidas durante as oficinas abordam questões sobre a relação do homem com o meio ambiente, tais como a utilização dos materiais geológicos na vida cotidiana; a preservação dos recursos hídricos; os problemas ambientais provocados pela deposição do lixo urbano; a poluição dos mananciais e cursos d’água e a contaminação dos solos. As oficinas são realizadas de terça a sexta, em duas sessões – às 10 horas e às 14 horas – , para turmas de no máximo 35 alunos. É necessário o agendamento por telefone para participação tanto no programa de visitas em grupos como nas oficinas.

O Museu Geológico montou também uma exposição itinerante que percorre o interior do Estado e espaços de divulgação na capital. Entre as atrações desse projeto destacam-se os mapas e registros fotográficos dos principais rios paulistas (Tietê, Grande, Paranapanema, Feio, do Peixe e Paraná) e das regiões desbravadas pela CGG entre 1886 e 1910.

Serviço:
Museu Geológico Valdemar Lefèvre
(www.igeologico.sp.gov.br/bem_vindo.asp)
Parque Fernando Costa (Água Branca)
Av. Francisco Matarazzo, 455 – Prédio 42 – Capital
Tel.: (11) 3872-6358
Fax: (11) 3673-6797 (agendamento de visitas escolares)
Visitação: 9h às 17h, de terça-feira a domingo
Visitas monitoradas de escolas: terças e quartas às 10h e 14h
Entrada franca

Da Agência Imprensa Oficial

R.K.