Especial do D.O.: Museu do Ipiranga é a mais nova atração dos internautas na rede

Portal Universia Brasil oferece passeio on-line a 30 obras do acervo

sex, 25/06/2004 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Museu Paulista, tradicionalmente conhecido como Museu do Ipiranga por estar localizado no bairro de mesmo nome da capital paulista, está com as portas abertas na Internet. O site Universia Brasil (www.universiabrasil.net), portal de educação que tem o apoio de várias instituições de ensino superior, entre elas a USP e a Unesp, produziu exposição on-line, que garante aos internautas um passeio virtual pelo interior do museu.

Dividida em quatro grandes temas, Independência, Cotidiano e Sociedade, Universo do Trabalho e História do Imaginário, a mostra reúne informações e imagens de esculturas, quadros, jóias, armas, vestuários, móveis e salas do museu, que retratam o período da Independência do País, o cotidiano e os costumes da sociedade daquela época e as relações de trabalho e equipamentos usados pela mão-de-obra do período nos mais diversos segmentos.

Entre os trabalhos digitalizados, podem ser apreciados o quadro Independência ou Morte, pintado em 1888, a estátua de Dom Pedro I, as pinturas Nau Capitânia e Desembarque de Cabral e a pintura a óleo A Partida da Monção, da exposição Tietê: As Imagens de um Rio. O tour virtual pelo Museu do Ipiranga pode ser feito acessando o endereço eletrônico www.universiabrasil.net/museupaulista.

Há mais de cem anos revelando a história da Independência

O Museu do Ipiranga, inaugurado em 1895, é o mais antigo de São Paulo. Projetado pelo engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, lembra um palácio renascentista, com colunas e outros elementos decorativos comuns ao estilo arquitetônico clássico.

Tem em seu acervo mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação arquivística, do seiscentismo até meados do século 20. Atua, ainda, como centro de documentação, pesquisa e difusão educacional, pois é administrado pela Universidade de São Paulo.

Simone de Marco
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)