Especial do D.O.: Museu do Imigrante revive a velha São Paulo

Evento inclui exposições de fotografia, ferreomodelismo e cartões-postais

seg, 03/02/2003 - 10h38 | Do Portal do Governo

O Núcleo Histórico dos Transportes do Memorial do Imigrante e a Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo/São Paulo realizam de 8 de fevereiro a 8 de março, no Museu do Imigrante, na Mooca, em São Paulo, Exposição Fotográfica e Ferreomodelismo. Durante o evento haverá também um concurso de modelos, com padrão internacional, para colecionadores e entusiastas, no dia 16 de fevereiro.

Esse é um mercado em que as empresas faturam centenas de milhões de dólares, principalmente Europa e EUA. No Brasil, embora o mercado seja menos ativo, há também empresas fabricando e exportando suas miniaturas.

A Sociedade Brasileira de Ferreomodelismo em São Paulo foi fundada em 1960. Integra aficcionados na arte de construir e fotografar protótipos de ferrovias verdadeiras, máquinas, vagões ou estruturas (pontes, estações, torres, caixas d’água). As maquetes são perfeitas, muitas vezes maiores que as caseiras e também reproduzem cenários e manobras de locais históricos.

Visões de São Paulo

Também no Memorial do Imigrante, de 8 de fevereiro a 2 de março, estará aberta a exposição Visões de São Paulo. A mostra foi organizada com base na coleção de Cristóvão José Zygmunt Wieliczka, que “garimpou” ao longo de algumas décadas, cartões-postais da cidade, formando um significativo acervo.

Compõem a exposição mais de oitenta painéis, idealizados pela designer gráfica Adriana Caccese de Mattos. Cada painel é formado, em geral, por dois cartões-postais, imagens de um mesmo lugar da cidade em épocas diferentes, proporcionando ao visitante uma noção das transformações ocorridas na urbana no século 20.

SERVIÇO
Exposição Fotográfica e Concurso de Ferreomodelismo
Data: de 8 de fevereiro a 8 de março
Exposição: Visões de São Paulo
Data: de 8 de fevereiro a 2 de março
Local: Memorial do Imigrante
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca
Visitas individuais e de escolas – de terça-feira a domingo, das 10 às 17 horas
Ingressos: adultos: R$ 4,00 – crianças até 14 anos: R$ 2,00
Entrada gratuita para menores de 7 anos e adultos acima de 65 anos
Mais informações no site: http://www.sbf.hpg.ig.com.br/regulamento.htm

Da Agência Imprensa Oficial