Especial do D.O.: Museu de Artes Gráficas possui acervo com mais de 700 obras

MAG expõe peças que retrataram o Brasil durante mais de 165 anos, além de exemplares da arte gráfica contemporânea

seg, 20/01/2003 - 11h34 | Do Portal do Governo

Mais uma opção gratuita para as férias: o público em geral pode visitar o Museu de Artes Gráficas (MAG), na Zona Norte da cidade, com seu acervo de mais de 700 obras, de 200 artistas. O espaço fica no andar térreo do Arquivo do Estado, onde podem ser apreciados originais de cartuns, ilustrações, charges, croquis, caricaturas e histórias em quadrinhos.

Inaugurado em dezembro pela Secretaria de Estado da Cultura, o MAG é pioneiro no País . “Lutamos durante 20 anos para construir este museu. Nosso objetivo é preservar a memória das artes gráficas e colaborar com as futuras gerações para que pessoas de todas as idades e camadas sociais possam desenvolver seus dotes artísticos”, diz o diretor Gualberto Costa.

Algumas coleções expostas têm material de cunho histórico, como as caricaturas do pintor do período imperial Araújo Porto Alegre, um dos precursores das artes gráficas no País. Outras são de artistas atuais. Destacam-se desenhos de Millôr Fernandes, Lan, Henfil, Angeli, Chico e Paulo Caruso.

Até o dia 31 de janeiro, o museu apresenta mostra inédita de trabalhos recentes e coleção particular do cartunista Laerte. São desenhos feitos em papel de pão, produzidos na infância do artista e outros que representam a trajetória de sua carreira.

Estão nos projetos do museu para este ano palestras semanais no auditório pelos expositores, mestres nas artes gráficas, que contarão suas experiências e receberão homenagem no Muro da Fama. O artista colocará as mãos no concreto fresco e imprimirá sua assinatura e um pequeno desenho.

“Pretendemos trazer todas as terças-feiras grandes nomes das artes gráficas como Zélio, Ziraldo, Laerte, Paulo Caruso, Angeli Gê, para que essa arte se popularize e tenha cada vez mais a linguagem do povo. Mostrar que a capacidade criadora é possível tanto para a pessoa de origem humilde quanto para a de classe privilegiada. Para tornar-se um grande artista são necessários talento e perseverança”, declara Gualberto Costa.

A exposição de artes gráficas é fácil de entender e pode ser apreciada por todo tipo de público. O Brasil tem grande destaque nessa área, no exterior. “Nossos artistas são premiados no mundo todo. Alguns moram aqui e mandam trabalho para fora. Temos capas nas principais publicações do mundo. Queremos divulgar esses talentos que muitas vezes não são reconhecidos aqui”.

O MAG inaugurará nos próximos meses biblioteca com 12 mil publicações e espaço com cursos profissionalizantes. Terá arquivo digitalizado de imagens com vida e obra dos artistas, revistas informativas, livros e catálogos.

Serviço
Museu das Artes Gráficas do Brasil
Rua Voluntários da Pátria, 596 – Santana – Estação Tietê do Metrô
Telefone: (11) 6221- 4785 ramal 254
Visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas

Da Agência Imprensa Oficial

A.M.