Especial do D.O.: Maternidade comemora dois anos de parceria com grupo de 52 voluntárias

Pacientes têm acompanhamento das voluntárias desde a primeira consulta na Maternidade Leonor Mendes de Barros

sáb, 02/08/2003 - 14h41 | Do Portal do Governo

O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros, da Secretaria de Estado da Saúde, comemorou ontem, dia 1º, dois anos de parceria com um grupo de voluntárias. São 52 mulheres que dispensam parte de seu dia acolhendo pacientes, assistindo familiares e angariando fundos para ajudar famílias carentes.

“O trabalho dessas voluntárias é belo exemplo de humanização hospitalar. São pessoas abnegadas, que se dedicam a ajudar no atendimento à população”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata na cerimônia realizada no próprio hospital.

Carinho e dedicação

As pacientes – a maioria gestante – têm acompanhamento das voluntárias desde a primeira consulta, passando pelo pré-natal e parto, até a alta médica. Entre as funções do grupo estão acolher as futuras mães e esclarecer dúvidas sobre parto, primeiros cuidados com o bebê e a importância do aleitamento. As gestantes de alto risco, que precisam permanecer internadas até que seus bebês adquiram peso adequado, aprendem com elas trabalhos manuais como tricô e bordados.

“Algumas mulheres não têm acompanhantes no importante momento do parto. Oferecemos, então, nossa companhia, pois sabemos que isso ajuda a confortá-las”, explica Zuleika Aparecida de Oliveira, coordenadora do corpo de voluntárias do hospital. Para Corintio Mariani Neto, diretor do Leonor Mendes, o carinho e a dedicação delas para com as pacientes colaboram para a humanização do atendimento.

SERVIÇO
O Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros fica na Avenida Celso Garcia, 2.477 – Belenzinho.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde