Especial do D.O.: Livro revela ideologia antijudaica nas Cruzadas

Publicação contém textos explicativos das quatro primeiras Cruzadas

sex, 01/03/2002 - 10h01 | Do Portal do Governo

A versão cristã da história das Cruzadas, durante as quais o povo judeu foi brutalmente perseguido, é colocada em xeque em ‘Kidush Hashem – Crônicas Hebraicas sobre as Cruzadas’, novo livro do historiador Nachman Falbel.

Editada em parceria pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), a obra será lançada no próximo dia 4 de março, na Livraria Cultura, na Capital.

O livro fundamenta-se nas crônicas hebraicas escritas por narradores da época e traduzidas pela primeira vez para o português. Mostra o desprezo pelo povo judeu como uma construção cristã iniciada no século I e que ganhou impulso a partir da Primeira Cruzada, no século 11.

O título significa santificação do nome do Senhor e denota a postura do judeu que não quer se converter à religião cristã, preferindo a morte suicida. A publicação contém textos explicativos das quatro primeiras Cruzadas, em 384 páginas, ricamente apresentadas com iluminuras provenientes de pergaminhos.

Falbel revela que o desprezo ao judeu é um sentimento cristão que se estende até a Idade Média. ‘A ação dos adeptos do cristianismo era atacar as comunidades judaicas que se viam em um dilema: converter-se ao cristianismo ou morrer. Tudo isso eclode no período das Cruzadas que visavam libertar os lugares sagrados, na Palestina, de domínio muçulmano.’

O autor demonstra uma das vívidas lembranças que o levaram a escrever: ‘Quando lia crônicas hebraicas sobre o assunto ficava muito sensibilizado com o tema. Sempre pensava que um dia iria traduzir essas crônicas porque conhecemos somente as versões latinas. Com este trabalho, espero que os leitores tenham uma nova perspectiva de análise.’

Preocupações do autor

O capítulo que trata dos aspectos religiosos é o mais complexo. ‘O próprio cronista hebreu tinha consciência de que se formulava uma teologia para justificar o assassinato dos judeus. A perspectiva teológica me preocupou muito: nem o cristianismo nem o judaísmo permitiam o direito de alguém tirar a própria vida. Nas duas religiões as pessoas negavam esse princípio, daí o interesse pela discussão.’

As informações medievalistas necessárias para concluir o livro foram obtidas com certas dificuldades. ‘Para os estudos especiais, recorri a uma bibliografia que não encontrei no Brasil. Isso foi um empecilho. Encomendei pesquisas a fontes hebraicas de Israel. Por serem documentos esgotados e editados há anos, demoraram a chegar.’

Falbel demonstra contentamento com o resultado obtido. ‘Ofereço aos leitores da língua portuguesa, especialmente a alunos e professores interessados nos estudos medievais, uma versão pioneira das crônicas hebraicas. Meu sentimento é gratificante.’

O autor

Nascido na Polônia, em 1932, Nachman Falbel chegou com a família ao Brasil às vésperas da Segunda Guerra Mundial, em 1939. É formado em filosofia e história geral, com especialização em Idade Média pela Universidade Bar-Ilan, em Israel, nos anos 60. Em 1967, tornou-se professor-assistente na Faculdade de Filosofia na Universidade de São Paulo.

Fez carreira universitária na área de estudos latinos-cristãos medievais e seus fenômenos. Foi diretor do Centro de Estudos Judaicos da Universidade São Paulo por dez anos e ministrou cursos sobre a história do povo judeu na Idade Média. É autor de várias teses de mestrado, doutorado e livre docência. Ganhou o prêmio Jabuti com o livro ‘Os Espirituais Franciscanos’, na categoria de Ciências Humanas, em 1996.

Mesmo aposentado desde 1998, trabalha na orientação de alunos de mestrado e doutorado. Neste semestre, está dando aulas de pós-graduação sobre o pensamento filosófico-judaico da Idade Média.

Viviane Santos

Da Agência de Produção Editorial da Imprensa Oficial

Lançamento
Data: Segunda-feira, dia 4 de março de 2002
Horário: Das 18 às 21 horas
Local: Livraria Cultura, na Avenida Paulista, 2.073 – térreo – loja 151.

‘Kidush Hashem – Crônicas Hebraicas sobre as Cruzadas’ está à venda na Livraria Virtual da Imprensa Oficial (www.imprensaoficial.com.br ou 0800-123401) por R$ 40,00.

No dia 19 de março, o autor apresentará a obra na Associação Religiosa Israelita, no Rio de Janeiro.