Especial do D.O.: Livro revela a origem dos nomes dos municípios do Estado

Foi editado pela Imprensa Oficial do Estado em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima

sex, 26/03/2004 - 8h39 | Do Portal do Governo

O significado do nome de cada um dos 645 municípios do Estado está agora no livro “A Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas”, editado pela Imprensa Oficial do Estado em parceria com a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam).

O lançamento ocorreu na última quarta-feira, dia 24, em Campos do Jordão, no estande da Imprensa Oficial, durante 48º Congresso Estadual dos Municípios. A obra é organizado por Enio Squeff, com consultoria para o tupi-guarani de Helder Perri Ferreira.

Exemplos: segundo os autores, Holambra vem da união de Holanda, América e Brasil; e Pirajuí significa, em tupi-guarani, rio dos peixes amarelos.

Além do livro lançado, a Imprensa Oficial expõe no estande várias outras obras publicadas. Instalou também computadores e colocou monitores de plantão para permitir ao público conhecer o Programa Acessa São Paulo e os produtos eletrônicos que desenvolveu e comercializa, entre eles e-negociospublicos, e-Justiça, e-diariooficial, pubnet e clipping eletrônico. O Acessa São Paulo é o maior programa governamental de inclusão digital do País. Permite à população de baixa renda ter acesso gratuito à Internet, por intermédio dos 140 Infocentros espalhados pelo Estado.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)