Especial do D.O.: Livro Pintores Paisagistas ganha prêmio da ABCA

Obra foi publicada com a parceria da Imprensa Oficial e Edusp

ter, 13/05/2003 - 10h47 | Do Portal do Governo

O livro “Pintores Paisagistas”, da escritora Ruth Spung Tarasantchi, publicado com a parceria da Imprensa Oficial e Edusp, acaba de ser distinguido com o Prêmio Milliet da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), na categoria melhor pesquisa 2002. A obra aborda a pintura brasileira no século 19 e teve sua primeira premiação pela Printing Industries of America (PIA), pela excelência gráfica.

O prêmio da ABCA foi criado em 1978, destacando oito categorias: artista contemporâneo, pesquisador, personalidade, artista-trajetória, curador, instituição, crítico filiado e crítico.

A autora, professora da Escola de Comunicação e Arte (ECA) da USP, iniciou a pesquisa há 15 anos, e esta se transformou em sua tese de doutorado. “Comecei estudando o pintor Pedro Alexandrino, do século 19, pois pensava que seu valor deveria ser mostrado aos leitores.”

Ruth lembrou que as pessoas estranhavam seu interesse em estudar pintores anteriores à Semana de Arte Moderna, já que os intelectuais da época somente se preocupavam em pesquisar o modernismo e suas inovações.

São Paulo do século 20

“Pintores Paisagistas” retrata São Paulo nos primeiros anos do século 20, quando a cidade tinha 240 mil habitantes, na maioria fazendeiros, caipiras, ex-escravos e imigrantes (operários artesãos e profissionais liberais). A cidade evoluía e prosperava aos poucos.

A Estação da Luz, uma réplica da Central de Sidney, na Austrália, foi construída com tijolos importados. “Já tínhamos a Escola Politécnica e a Escola Normal Caetano de Campos, ambas projetadas pelo arquiteto Ramos de Azevedo.”

A autora analisa as escolas de arte que influenciaram os paisagistas brasileiros da época. Além disso, traça cronologias e biografias abordando a vida, a obra e as principais realizações dos pintores.

SERVIÇO
A obra “Pintores Paisagistas” custa R$ 120,00 e pode ser adquirida pessoalmente ou por meio da Internet (www.imprensaoficial.com.br/livraria)
Outras informações: Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800-12 34 01
De segunda a sexta-feira, das 8 às 19h30
E-mail: livraria@imprensaoficial.com.br

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)