Especial do D.O.: Livro mostra quatro décadas da arquitetura brasileira

Obra apresenta cerca de 350 projetos

seg, 28/04/2003 - 9h18 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


A obra Siegbert Zanettini – Arquitetura, Razão e Sensibilidade retrata quatro décadas da vida brasileira marcadas pelo significativo crescimento populacional, alta concentração urbana, estruturação de um parque produtivo de expressão e renovação científica e cultural em todo o mundo. Em lançamento recente da Imprensa Oficial do Estado, em parceria com a Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), o autor revela sua experiência como arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

São reflexões ligadas ao trabalho acadêmico e à produção de projetos profissionais. Para o professor Zanettini é importante considerar na arquitetura o vínculo entre saber e fazer: “A prática e a teoria sempre andam juntas. As duas são facetas da atividade do arquiteto.”

As quatro décadas

A obra apresenta cerca de 350 projetos de quatro décadas de trabalho. É bilíngüe (inglês/português) em algumas partes fundamentais. De maneira didática, o autor procurou preservar a integridade e contextualidade histórica. A década de 60 esteve marcada por projetos apoiados no racionalismo moderno. Os dez anos seguintes foram de intensa reflexão intelectual, com importantes experiências em tecnologia da madeira, utilizando apenas matéria-prima de reflorestamento. Igualmente importante pelo pioneirismo são os primeiros projetos utilizando estrutura metálica.

Os anos oitenta consolidaram uma visão global e contemporânea, firmando linguagem arquitetônica própria. As obras com tecnologia industrializada utilizando estrutura metálica foram um marco desse período. Na década seguinte, evidencia o amadurecimento do conjunto de condicionantes que definem a arquitetura contemporânea.

Na conclusão do livro, o autor inicia uma reflexão a respeito da contemporaneidade e lança uma definição do que entende por arquitetura: “É o resultado físico-espacial do encontro equilibrado e harmônico do mundo racional e do mundo sensível”.

Lançamentos

O livro tem extensa programação para ser distribuído em diversas cidades do País. Nos dias 28 e 29, será lançado em Fortaleza, na Associação Nordeste dos Construtores de Estruturas Metálicas. Dia 15 de maio, será a vez de São José dos Campos, no Espaço Cultural Mário Covas. Em São José do Rio Preto, de 19 a 23 de maio, na Faculdade de Arquitetura. Em Teresina, no Piauí, de 17 a 20 de junho, na 9a Feira e Congresso de Engenharia, e em Bauru de 25 a 29 de agosto, na Unesp.

Siegbert Zanettini diplomou-se pela FAU-USP em 1957 , da qual é professor desde 1960. É titular do escritório Zanettini Arquitetos Associados, de São Paulo.

SERVIÇO
O livro Siegbert Zanettini – Arquitetura, Razão e Sensibilidade tem 472 páginas e pode ser adquirido pelo site da Livraria Virtual (www.imprensaoficial.com.br/livraria) ou pelo SAC-0800-12 34 01

Vera Lucia de Almeida

(AM)