Especial do D.O.: Judoca Mário Sabino Júnior recebe homenagem da Polícia Militar

Sabino, que também é soldado da PM, conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos

qua, 20/08/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

Após conquistar medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, o judoca e soldado da Polícia Militar, Mário Sabino Júnior, foi recebido pelos familiares e pela cidade de Bauru com festa, homenagens e carreata. Escoltado por viaturas da PM, subiu no carro do Corpo de Bombeiros e desfilou pelas principais avenidas de sua cidade natal.

“Fui para o Pan para brigar pela medalha de ouro. Se não estivesse bem preparado não conseguiria nem suportar o calor. Na final, lutei durante nove minutos para vencer o canadense Nicolas Gill, que muitos consideravam invencível no continente americano.”

Pela inédita conquista, recebeu condecoração de mérito pessoal. O secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, e o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Alberto Silveira Rodrigues, homenagearam o judoca.

Quem o viu derrotar o primeiro adversário em apenas 30 segundos não imagina que era uma criança franzina. “Comecei a lutar judô numa escolinha de Bauru, aos cinco anos, por recomendação médica. Era muito fraquinho. Depois, como participante do Programa Futuro, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, treinei no Parque do Ibirapuera. Hoje, dedico cinco horas por dia ao esporte.”

Fora dos tatames, o meio-pesado Sabino dá aula de defesa pessoal para os novos soldados. Suas principais conquistas são os títulos dos Jogos Sul-Americanos e do Torneio da Polônia, o bicampeonato do mundial militar e os vice-campeonatos dos Torneios da Hungria, da Áustria e do Mundial Universitário.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)