Especial do D.O.: Jovens da Casa de Solidariedade recebem cuidados de saúde

Familiares participam de palestras educativas sobre o tema

sex, 20/12/2002 - 11h42 | Do Portal do Governo

Em 2002, a Casa de Solidariedade do Fundo Social do Estado realizou 2.230 consultas médicas e 2.180 odontológicas. As crianças e adolescentes repartem as atenções de aproximadamente 50 profissionais, entre psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista, dentista, assistente social, enfermeiros, médicos, educadores, cozinheiros e outros auxiliares dão assistência completa às crianças que freqüentam a instituição.

A nutricionista Silmara Sueli de Jesus, por exemplo, faz a triagem de todos, periodicamente, a fim de pesar, medir e verificar se estão desnutridos ou não. Caso a avaliação seja negativa, os pais são convocados e orientados quanto à alimentação.

A cada seis meses todos são convocados para tratamento odontológico. Para motivar as crianças, os dentistas propõem medalhas simbólicas de ouro, prata e bronze àqueles que mais cuidam dos dentes.

Preocupação com os pais

Ao longo do ano, nutricionistas, psicólogos e dentistas organizaram palestras informativas aos familiares e aos adolescentes para esclarecer-lhes sobre temas relacionados à saúde.

Um dos parceiros da Casa, a Pfizer, patrocinou o Instituto Kaplan para discussões sobre dificuldades dos adultos ao tratarem de sexualidade com os adolescentes, o uso de preservativo, a gravidez precoce, entre outros assuntos.

Com a parceria da Amesp Saúde, foi realizada em dezembro a campanha Saúde da Mulher direcionada às mães, em comemoração ao dia do voluntariado. O evento possibilitou que médicos e enfermeiros realizassem exames ginecológicos de graça.

A preocupação com a auto-estima dos familiares fez com que fosse criado, em 2000, o coral Canto Simples. É composto de 32 pessoas e coordenado por Roseli Rodrigues. “São pessoas humildes, que não tinham nenhuma educação musical. Além das técnicas, conversamos muito sobre tudo o que acontece no mundo. É uma oportunidade para relaxarem e ampliarem a cultura. Muitos voltaram a estudar e têm o objetivo de cursar faculdade.” A meta para 2003 é produzir um CD e multiplicar as apresentações do grupo.

Como opção cultural, os pais e amigos dos matriculados têm aulas de dança de salão, semanalmente, com a professora de educação física Carla Siqueira.

Transformando ideais

Com a liderança da secretária da unidade I, Alessandra Diniz, os professores criaram o Grupo de Educadores Transformando Ideais (Geti). O objetivo é reforçar os temas debatidos nas palestras ocorridas durante o ano.

Os professores produziram cartazes e caixa de dúvidas e os colocaram em pontos estratégicos das duas unidades. O material contém informações sobre companheirismo, respeito, relacionamento familiar e outros valores morais.

Inscrições

São requisitos fundamentais para inscrição: idade de 7 a 14 anos, estar matriculado na rede de ensino, morar na região central da cidade e ter renda familiar até três salários mínimos.

“A seleção é prioritária nos casos considerados de risco. Esse grupo corresponde ao menor que reside em pensão, favela ou em locais com ocorrência de abusos sexuais e uso de drogas. Também fazemos análise socioeconômica e visita domiciliar aos familiares”, explica a assistente social Maria Aparecida de Souza.

Assim que os filhos têm matrícula confirmada, as mães são submetidas a consultas e exames ginecológicos. Casa seja recomendado tratamento, são encaminhadas aos postos de saúde.

A partir de 3 de fevereiro de 2003 estarão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos. As aulas serão reiniciadas dia 10 de fevereiro.

Serviço:
Casa de Solidariedade
Unidade 1: Rua Guaianases, 1.112 * Campos Elíseos. Tel.: 3331-3124 ou 3331-3282
Unidade 2: Rua Frederico Alvarenga, 125 * Parque Dom Pedro II . Tel.: 3106-9013 ou 3106-9097

Viviane Santos
Da Agência Imprensa Oficial

R.K.