Especial do D.O.: Itesp fornece calcário a famílias de agricultores do Estado de São Paulo

Ação faz parte do Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar

qui, 21/08/2003 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) está entregando neste mês 4.382 toneladas de calcário a produtores rurais de assentamentos e de comunidades quilombolas. No total, serão beneficiadas 1.140 famílias.

A ação faz parte do Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar, do Itesp, e visa a fornecer o produto para correção da acidez do solo, proporcionar aumento da produtividade e melhorar o nível da renda familiar de pequenos agricultores.

No Estado, receberão o calcário 1.021 famílias de agricultores assentadas e 119 de quilombolas (comunidades descendentes de escravos) do Vale do Ribeira e sudoeste paulista. Em média, cada uma terá direito a 3,8 toneladas.

O produto fornecido é suficiente para corrigir a acidez do solo de até 30% dos lotes dos projetos de assentamento e de até dois hectares da área de cada família de remanescentes de comunidades de quilombos. Pode ser aplicado em locais de pastagens e de plantações. O calcário está sendo encaminhado para famílias que se inscreveram no programa até o final de 2002 e a seleção das beneficiadas segue critérios como qualidade do solo e quantidade de corretivo já recebida.

É a primeira vez em que a entrega do calcário a quilombolas é feita com recursos do Itesp, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e responsável pelas políticas agrária e fundiária do governo do Estado. Além de fornecer o insumo, o Programa de Apoio Inicial à Produção Familiar do Itesp incentiva as famílias a adotar práticas de recuperação dos solos.

Entrega oficial

A cerimônia oficial de entrega, representando todo o programa estadual, foi realizada na semana passada, no município de Mirante do Paranapanema, no oeste do Estado. Uma carreata seguiu do trevo da cidade até o assentamento Santa Isabel, levando quatro caminhões e uma carreta com 220 toneladas, acompanhados por veículos do Itesp e da Polícia Militar. Dirigentes do Itesp e representantes da Prefeitura de Mirante do Paranapanema, de sindicatos de trabalhadores rurais e associação comercial do município estiveram presentes.

Da Assessoria de Imprensa do Itesp e
Agência Imprensa Oficial

(AM)